Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2010

Curso de extensão "Conhecendo a Floresta do Araripe"

A Fundação SOS Chapada do Araripe estará lançando o curso " CONHECENDO A FLORESTA DO ARARIPE". Saiba como participar e conheça muito mais sobre o nossa floresta. Baixe agora mesmo o formulário de sua pré-inscrição preencha-o e reenvie como um anexo nos emails abaixo: Clique aqui para Baixar o formulário. verdejandonoradio@gmail.com mauricio.telesfreire@gmail.com

CORTE DO "PAU DA BANDEIRA" SERÁ HISTORIADO A PARTIR DO ANO DE 1960

HISTÓRIA DE 50 ANOS DE CORTE DO "PAU DA BANDEIRA" SERÁ CONTADA EM OPÚSCULO A Fundação SOS Chapada do Araripe em articulação com o médico e historiador Dr. Napoleão Tavares Neves, irão editar a primeira publicação que irá contar desde o ano de 1960 a história do corte do "Pau da Bandeira de Santo Antônio". O presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe, professor e biólogo Mauricio Freire propôs ao ilustre historiador Dr. Napoleão o desafio de relatar este ato tradicional da festa no período de meio século. Dr. Napoleão de pronto aceitou a proposta quando na sua entrevista ao programa "Verdejando", veiculado no sábado dia 22 de maio na rádio Cetama de Barbalha. O projeto de edição do documento em forma de um livro pequeno denominado de opúsculo foi aprovado pela Fundação SOS Chapada do Araripe e o Projeto Rapadura Cultural - o original. Com o título sugerido "Os Caminhos do Pau da Bandeira" o projeto será lançado oficialmente no dia 4 de junho, à

VERDEJANDO ESTREVISTARÁ NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 22 O HISTORIADOR E MÉDICO DR. NAPOLEÃO TAVARES

O Programa Verdejando da Rádio Cetama de Barbalha deste sábado dia 22 de maio no horário de 11:00 - 12:00 horas entrevistará o médico e historiador Dr. Napoleão Tavares. O tema a ser abordado será a história do "Pau da Bandeira de Santo Antônio. Dr. Napoleão participou do primeiro Seminário de "Sustentabilidade do Pau da Bandeira", realizado pela Fundação SOS Chapada do Araripe, no dia 13 de maio próximo passado, onde o historiador fez uma "viagem no tempo" sobre a Festa do Pau da Bandeira até a data do último corte do pau da bandeira, dia 12 de maio de 2010. Vale a pena participar.

FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE NO COMITÊ DA SUB-BACIA DO RIO SALGADO

A Fundação SOS Chapada do Araripe a partir de junho de 2010 passa a ter assento no Comitê da Sub-bacia do Rio Salgado. A eleição ocorreu dia 20 de maio do ano corrente e uma das vagas de representantes da sociedade civil junto ao colegiado que é conhecido como o "parlamento das águas" foi conquistada pela Fundação. O presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe, biólogo Mauricio Freire será a voz da sociedade civil organizada que compartilhadamente, contribuirá para uma gestão sustentável dos recursos hídricos visando uma melhoria da qualidade de vida no território do cariri.

CURSO DE EXTENSÃO "CONHECENDO A FLORESTA DO ARARIPE"

FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE REALIZARÁ CURSO DE EXTENSÃO EM BARBALHA A Fundação SOS Chapada do Araripe em parceria com o Geopark Araripe realizará no período de 4 a 18 de junho em Barbalha, um Curso de Extensão - "Conhecendo a Floresta do Araripe", com duração de 20 horas. O curso terá 30 vagas e os horários serão de 3a. feira - 6a. feira no horário de 14:30h - 16:30h e no sábado de 8:00h - 12:00h. As inscrições serão abertas a partir do dia 24 de maio e poderão ser feitas via internet. Maiores informações no fone:9626.0001.

FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE RECEBE O SELO UNESCO GEOPARK ARARIPE.

A Fundação SOS Chapada do Araripe, ONG sediada em Barbalha, Ceará, que tem como missão a Educação e a Sustentabilidade Ambiental, recebeu durante o Seminário "Sustentabilidade do Pau da Bandeira", realizado no auditório da Faculdade de Medicina de Barbalha da UFC Cariri, o selo Geopark Araripe, entregue pelo Coordenador Executivo o Prof. Patrício Melo ao presidente da Fundação SOS o biólogo Mauricio Freire. Com o Termo de Convênio a nova parceira compromete-se a desenvolver ações conjuntas para o desenvolvimento regional sustentável.

QUEM É O JATOBÁ ?

CONHECENDO O JATOBÁ - O PAU DA BANDEIRA DE 2010 No programa "Verdejando" deste sábado dia 15 de maio, você vai saber quem é o Jatobá - o Pau da Bandeira da Festa de Santo Antônio. Por que o nome "Jatobá", suas caracteríticas botânicas, a importância econômica, medicinal e ecológica. Assista neste sábado, no horário de 11:00-12:00 horas.
O TEMA DO VERDEJANDO DESSE SÁBADO SERÁ O CORTE DO PAU DA BANDEIRA No programa desse sábado, dia 8 de maio, no horário de 11:00 - 12:oo horas, o tema principal será o corte do pau da bandeira que ocorrerá na próxima 5a. feira. O jatobá foi escolhido para ser o mastro do pau da bandeira da Festa de Santo Antônio, em Barbalha, Ceará. No programa, os aspectos botânicos, ecológicos, econômicos e medicinais do jatobá serão abordados. Assim como no ano de 2009, a Fundação SOS Chapada do Araripe estará distribuindo um folder com as principais características do jatobá. A novidade esse ano é a realização pela Fundação SOS Chapada do Araripe de um seminário - "Sustentabilidade do Pau da Bandeira: Aspectos Culturais, Legais e Ambientais". O evento ocorrerá em Barbalha, no dia 13 de maio, no auditório da Faculdade de Medicina da UFC Cariri, no período de 8:00 h - 12:00.