Pular para o conteúdo principal

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola, que significa "vespas".
"Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. Normalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original.


Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros, 
Distrito do Caldas, em Barbalha, Ceará.



As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a mais comum é a Polistes versicolor, que é amplamente distribuída na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do abdômen).
Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagartas e leva para dentro de seus ninhos para servirem de alimento às larvas. 
As casas são semelhantes às das abelhas. Elas são divididas em favos, que servem como depósito de uma substância feita a partir de larvas de pequenos insetos




Eles não são tão agressivos como os da subfamília Vespinae, mas são consideradas vespas de importância médica, pois sua picada, além de dolorosa pode desencadear uma reação alérgica.

Habitam áreas rurais e urbanas, matas e cerrados, ocorrendo em todo o Brasil. Possuem hábito diurno e alimentam-se de insetos como cupins, formigas, lagartas, gafanhotos, aranhas e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue. As casas são semelhantes às das abelhas. Elas são divididas em favos (células hexagonais), que servem como depósito de uma substância feita a partir de larvas de pequenos insetos. 




Esse mel tem aparência escura e é produzido para consumo interno dos marimbondos. Não é utilizado para consumo humano, pois é muito forte e amargo. Assim como as abelhas a rainha do grupo vive no centro da construção.

Importância ecológica

Os marimbondos são importantes no controle de pragas através do manejo correto de suas colônias, uma vez que utilizam-se de insetos para alimentar as crias. Um exemplo disso seriam as espécies do gênero Polistes spp. como agente importante no controle de artrópodes, principalmente lagartas de lepidópteros (borboletas e vespas), que são o principal alimento das suas larvas. 



Os marimbondos também são grandes polinizadores de muitas espécies vegetais ao transportarem grãos de pólen para sua colméia.
Além disso eles são predadores naturais de muitos insetos nocivos como cupins, aranhas, formigas,lagartas, gafanhotos e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue.
A grande maioria das vespas é predadora de inúmeras pragas agrícolas e, consequentemente, agentes valiosos no controle biológico destas.
De forma que os marimbondos são muito úteis para uma agricultura sustentável já que cada inseto tido como praga tem alguma espécie de vespa como predador natural de sua espécie.





Vespas, marimbondos e outros insetos da fauna selvagem estão protegidos pela lei de proteção à fauna, Lei Nº. 5197, de 03/01/67.
São animais silvestres e como todos os animais silvestres são protegidas pela Lei de Proteção a Fauna.
Não devemos exterminar ou destruir indiscriminadamente estes insetos, muito menos suas colméias.


Comentários

  1. sempre odiei marimbondo porque fui picado duas vezes,uma no olho,hoje entendi e de agora em diante não matarei mais,pois pode ajudar a humanidade no controle até d dengue,obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi dizer que marimbondo é o maior predador das espécies de mosquitos. correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alimentam-se de insetos como cupins, formigas, lagartas, gafanhotos, aranhas e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue

      Excluir
    2. Sim...principalmente do que transmite a dengue o aedes aegypti

      Excluir
  3. estou começando na apicultura, e só tenho um enxame de abelha europa, e hoje fui caçar novos enxame e me deparei com 3 caixas de marimbondo, e me veio a cabeça para que serve esse inseto. tive minha resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já era suas abelhas ,pois além do moribundo comer outros insetos, adoram comer abelhas ...e quem trabalha extraído meu das comédias de abelhas. Os moribundo acabaram com as abelhas e conseqüente com o meu também.

      Excluir
  4. vi um marimbondo marrom que cria um tipo de colonia no galho da arvore com 40 a 50 insetos do tamanho de uma mosca , e ela cuida deles como se fosse um rebanho .alguem pode me explicar ?

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Casa eles fazem vários casulos no vão dos tijolos. Espalham por todo lado. Acabam por ficar circulando nos ambientes mais utilizados pela familia, por medo de atacarem as crianças eu acabo destruindo os casulos. Agora não o farei mais.

    ResponderExcluir
  6. Busquei informações, pois aqui em casa sempre tem e sem saber os exterminei.

    ResponderExcluir
  7. Minha filha de 9 anos foi picada por um maribondo e eu tive que destruir o ninho deles porque são muitos e voam po todos os lugare na casa.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre via eles no meu quintal ,nunca me atacaram ,diferente da abelha que parece uma desorientada que não sabe o que que faz e vive atacando as pessoas como se sempre estivessem de mal humor , o maribondo nunca me atacou são calmos e só ficam na dele ,agora que sei que matam a dengue prefiro eles do que a dengue na minha casa ,pelo menos tenho um exército pra matar pragas e dengue .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi q eles são calmos, mas tem má fama, aqui tinha uma colméia q destruíram, agora fui pesquisar, fiwuei com dó e não vou permitir q destruam a casa deles, o ruim é q eles faxem as colmeias na varanda...

      Excluir
  9. Fui pesquisar visto que iniciaram construção de sua colméia no pergolado daqui de casa. Algo dizia para mim vá saber à respeito para depois tomar sua decisão de iliminá-los. Acredito que ambiente daqui de casa foi escolhido por eles por uma razão e sinto-me Feliz em seguir minha intuição de procurar saber deles. Reflexão: fazemos parte de uma grande criação Divina. Namastê

    ResponderExcluir
  10. Marimbondos são uma benção no meu pequeno pomar por ser verdadeiros predadores das larvas das moscas que infestavam de bichos as mangas. Tenho uma caixa de marimbondos em casa, jamais os destruirei. Esses pequenos pulgoes ( pulgáo) que ficam debaixo das folhas das goiabeiras são alimentos dos marimbondos. Nunca mais os destruirei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda