Iniciado na sexta feira próxima passada, o Curso de "Culinária Regional", coordenado pela Fundação SOS Chapada do Araripe e o apoio da Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Cariri, com as parcerias do Sítio Pinheiros e da EMATERCE/Escritório de Barbalha.
O curso está formatado em duas etapas: a primeira equivale ao conhecimento dos princípios básicos da higiene e culinária. A segunda a das oficinas culinárias onde apresenta criativas receitas, combinando a culinária da região com a cozinha contemporânea.
A primeira etapa do curso ocorreu na sede da ONG Fundação SOS Chapada do Araripe, no Sítio Pinheiros, com a discussão dos temas relacionados com a higiene e as técnicas de manuseio e conservação dos ingredientes utilizados para a produção dos pratos, petiscos e doces.
Esse primeiro curso de capacitação oferecido pela Fundação teve como público alvo as comunidades rurais do entorno do Geossítio "Riacho do Meio", especialmente as agricultoras do "Assentamento da Fazenda Boa Vista", parceiro do Projeto de Turismo Rural Sustentável, ora em formatação pela ONG.
Alunas, alunos do curso, instrutora e presidente da Fundação, no Assentamento da Fazenda Boa Vista, Barbalha, Ceará. |
Neste sábado, as oficinas ocorreram no "Assentamento da Fazenda" onde as alunas orientadas pela técnica em gastronomia, Soraya Piancó, prepararam receitas que combinavam os ingredientes convencionais com os produtos naturais, aliados com a criatividade da instrutora e as habilidades das alunas e alunos participantes.
Preparação do "Geobolo de feijão". |
Como resultado desse primeiro curso, foram apresentados pratos regionais como a "Galinhada do sítio", "Escondidinho da floresta" e o "Bife de banana". Entre os bolos, doces e petiscos destacaram-se o "Geobolo de feijão", o "Bolo da Chapada" e o "Sequilho de batata doce". Como sobremesas foram produzidas a "Banana caramelada na laranja", a "Mariola da musa paradisíaca" e o "Brigadeiro macaxeirado".
Preparação final do "Bolo da Chapada" em duas camadas. |
"Sequilho de batata doce, feitos ao forno a lenha. |
"Geobolo de feijão" indo ao forno a lenha. |
Uma camada do "Bolo da Chapada" assado no forno a lenha. |
Mereceu também destaque uma massa a base de banana que se assemelha ao conhecido hamburguer, mas, com um gosto mais silvestre e natural que pode ser utilizado como recheio num sanduiche tradicional ou combinado no "Pão da terra", esse preparado com massa de macaxeira, criado pelas habilidosas agricultoras cozinheiras do assentamento.
Mais uma vez a Fundação SOS Chapada do Araripe com apoio dos seus parceiros, demonstra o seu compromisso com a Educação e a Sustentabilidade Ambiental tendo como base as trocas de saberes entre o popular e o científico, buscando fortalecer o turismo rural na região do cariri cearense.
"Pão da terra", receita das agricultoras cozinheiras do Assentamento. |
Esse curso deverá ser multiplicado em breve e oferecerá mais vagas para um público relacionado com a gastronomia regional.
Comentários
Postar um comentário