PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS
Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará.
"Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto. |
Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. |
Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. |
O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.
Numa segunda etapa, o Banco do Nordeste do Brasil - BNB deverá apoiar as atividades de capacitação e educação ambiental produtiva.
Parceiros da Fundação: UFC reitor Jesualdo Farias e BNB Diretor de Desenvolvimento do BNB, Sidrião Alencar. |
Coordenador do Projeto, biólogo Mauricio Freire e o Diretor da UFC Cariri, Ricardo Lang, em visita técnica à área de desenvolvimento do projeto, no Sítio Pinheiros. |
Nessa primeira etapa, o projeto já produziu cerca de 1300 mudas que serão utilizadas no processo de recuperação da mata ciliar, inicialmente, dos córregos que se localizam no Sítio Pinheiros.
Gostaria de saber como fazer mudas com as espigas da semente da pimenta de mico.
ResponderExcluir