Incrível mas aconteceu ontem no Distrito do Caldas, na área do entorno do Geossítio "Riacho do Meio", complexo do Geopark Araripe, município de Barbalha, Ceará.
Pasmem... poucos dias após a avaliação da UNESCO do Geopark Araripe, inclusive em visita in locun dos técnicos dessa Instituição Internacional ao referido Distrito, a "levada" da nascente João Coelho, no trecho que percorre após o Balneário do Caldas, secou, literalmente, em pleno início de inverno!! Como?!
Primeiro trecho, após o Balneário do Caldas, totalmente seco. |
Primeiras consequências, apenas pequenas poças d' água dispersas ao longo da "levada". |
Um outro trecho da "levada" já completamente seco, afetando drásticamente o Sítio Pinheiros. |
Um crime ambiental de interrompimento artificial do curso natural das águas dessa "levada" foi cometido na noite do dia 20 de dezembro, a partir desse Balneário.
Já a partir das primeiras horas da manhã do dia 21, as consequências imediatas de falta d' água nos trechos que abastecem residências e propriedades alí localizadas, provocaram transtornos incomensuráveis. As pessoas e comunidade em geral ficaram indignadas com tal atitude, algumas afirmaram que: - "há quase 30 anos que moram no Distrito, nunca isso tinha ocorrido dessa forma.
É bom também lembrar que no momento em que o Estado divulga a relação dos municípios do Território do Cariri cearense que obtiveram o "Selo Verde", mais precisamente um evento coordenado pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas e Gestão Ambiental - CONPAM, tal crime ambiental de mau uso dos recursos hídricos, acontece aqui na região!!
Atenção órgãos ambientais e de controle de recursos hídricos, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, uma ação urgente deve ser tomada... ou será que esse fato audacioso irá se repetir?! Barbalha não merece. Afinal as nascentes não têm dono, a água é um bem comum para todos.
Providências certamente serão tomadas.
Comentários
Postar um comentário