Pular para o conteúdo principal

GAFANHOTOS ALIMENTANDO-SE DE FLORES! SERIA UMA MUDANÇA DE HÁBITO ALIMENTAR?

Os gafanhotos são também considerados insetos. Os primeiros insetos viveram há mais de 300 milhões de anos. Esses seres praticamente habitam o mundo todo, desde os desertos, passando por florestas até lugares onde exista neve. Estão presentes em todos os ambientes.


Pertencem a Classe Insecta, Filo Arthropoda, Reino Animalia, com cerca de 1 milhão de espécies, sendo a mais numerosa classe.


"Gafanhoto verde" com suas antenas filiformes localizando
o botão floral.
Uma das principais características externas de identificação imediata dos insetos é que todos possuem cabeça, tórax e abdome distintos e 3 pares de pernas articuladas. São animais invertebrados e possuem uma proteção chamada exoesqueleto. Nessas duas últimas partes, pode-se notar uma segmentação mais evidente. Na cabeça, encontram-se um par de antenas e um par de olhos não-pedunculados, ou seja, diretamente colocados junto à superfície. Esses olhos são compostos, e formam uma imagem "em mosaico". Cada unidade visual chama-se omatídeo.


Junto à boca, estão as peças ou aparelhos bucais, equipamentos especializados nos diversos tipos de alimentação dos insetos. Há aparelhos bucais trituradores como os dos gafanhotos, sugadores, mastigadores, picadores, lambedores, entre outros..


Os insetos são os responsáveis pela polinização de mais de 70% de todas as plantas fanerógamas da terra, ou seja, plantas consideradas superiores que possuem flores.
Muitos insetos estão diretamente relacionados com a transmissão de doenças para os seres humanos, como a malária, a doença de Chagas, a dengue, a febre amarela e dentre outras. A produtividade agrícola e a estocagem dos alimentos sofrem grandes perdas pela ação destruidora de muitas espécies de insetos que devoram lavouras inteiras, como os gafanhotos, ou transmitem doenças para as plantações.


Pela maneira de viver podemos dividir os insetos em solitários e sociais. Entre os insetos sociais destacam-se as formigas, cupins e abelhas, por serem mais conhecidas.


A ciência que estuda os insetos chama-se ENTOMOLOGIA (entomon = inseto do grego e logia = estudo). Em relação aos homens, muitos insetos são úteis (ex. abelhas), enquanto outros acabam sendo prejudiciais (mosquito).


Apesar de numerosos os insetos são praticamente as primeiras vítimas da degradação ambiental que vem ocorrendo como o desmatamento e principalmente com a aplicação de biocidas como os inseticidas.


E os gafanhotos que pertencem também a essa Classe zoológica chamada de INSECTA? Estariam mudando de hábito alimentar ou apenas diversificando?
Vejamos o que está ocorrendo comumente no Sítio Pinheiros, sede da Fundação SOS Chapada do Araripe, Distrito do Caldas, município de Barbalha, região do cariri cearense.


Registramos por diversas vezes a presença do "gafanhoto verde" também conhecido como "gafanhotão" alimentando-se avidamente somente de botões e flores de plantas ornamentais. As folhas dessas plantas ficam completamente intactas depois das visitas desses insetos.


Mas, quem são eles, os gafanhotos verdes?

O "gafanhoto verde" (Tropidacris grandis) é um gafanhoto encontrado no Norte e Nordeste do Brasil. Esses insetos possuem grandes dimensões e em geral atacam principalmente as folhas das palmeiras como babaçu, carnaúba e coqueiro. Também são conhecidos pelo nome de “gafanhotão”.

Gafanhotão em busca de uma flor de roseira.
Essa espécie de gafanhoto está presente em praticamente todos os ambientes, em toda a América tropical.
Alimenta-se de folhas, ou seja, são fitófagos, por isso é considerado uma praga para a agricultura.

Essa espécie de gafanhoto é considerada uma das maiores do mundo. Ele chega a medir cerca de 10 cm de comprimento.
Apresentam duas antenas filiformes e um aparelho bucal do tipo mastigador muito eficiente.


Parece que essa espécie tem hábito solitário, pois, costumeiramente não se tem visto formando grupos ou em grandes quantidades (nuvens de gafanhotos) para atacar as plantações aqui da região.

Na literatura específica não se tem registrado a alimentação comum dessa espécie de botões ou flores de diversos tipos de plantas superiores.
Possuem um par de pequenas antenas filiformes e se tem observado que eles emitem um som ao esfregarem as pernas traseiras.

O acasalamento dessa espécie de gafanhoto também ocorre durante o verão.
Conforme a literatura a fêmea desse gafanhoto costuma botar de 50 a 100 ovos de uma única vez. As larvas costumam nascer na época do inverno, das chuvas aqui do nordeste.

É, pois, então interessante e convidativo que os especialistas desenvolvam mais observações e estudos para se esclarecer essa possível mudança de hábito do “gafanhoto verde”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda