As primeiras chuvas eventuais que em geral ocorrem no início do ano aqui, na Chapada do Araripe, cariri cearense demonstram visivelmente a eficiência no aproveitamento das águas pelos sistemas naturais e biológicos no sentido de garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e, consequentemente o encantamento dos "ecocenários" tão singulares dessa região.
O cenário parece verdejar como por um encanto, rapidamente o ambiente viceja em toda a sua diversidade parecendo anunciar que uma "festa na natureza" vai começar...
São flores de plantas efêmeras que se espalham dando uma matiz singular nos solos; a frutificação das espécies em final de floração intensificam indicando uma boa safra de espécies nativas e exóticas; os pequenos animais eclodem rapidamente de suas "tocas" para se deliciarem de alimentos da floresta; os insetos polinizadores avidamente ziguezagueam em busca de seus alimentos energéticos nas flores que também os encantam e aí...
As águas voltam a ocupar e marcar mais fortemente seus caminhos percorrendo avidamente os seus espaços, como também numa relação íntima com a natureza contribuem para a manutenção, preservação e conservação da vida - a sustentabilidade ambiental.
Por que então não respeitar e garantir esta "sinfonia" de acordes naturais e tão afinados para hoje e amanhã termos vida e qualidade ambiental?!
Comentários
Postar um comentário