domingo, 10 de junho de 2012

INSENSIBILIDADE AMBIENTAL ATINGIU O PONTO MÁXIMO NO CORTEJO DO CARREGAMENTO DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO

E AGORA SANTO ANTÔNIO?! 

A grandiosa Festa Popular com mais de 100 anos foi abalada pelo constrangimento do povo da Barbalha e visitantes assistirem o "Pau da Bandeira", um "jacarandá", extremamente pesado, pela própria natureza de sua madeira, ser arrastado melancolicamente via transporte mecânico, até a Praça da Matriz, local onde tradicionalmente é fincado como mastro da "Bandeira de Santo Antônio".


E AGORA SANTO ANTÔNIO?! 

Será que não se chegou aos limites de falta de respeito tanto quanto aos cuidados na escolha do tronco da árvore - natureza da madeira como nas atitudes e procedimentos que os responsáveis oficiais tem conduzido desde a saída do "Pau da Bandeira" até ao final do cortejo e, da festa do "Pau da Bandeira de Santo Antônio"?!
E AGORA SANTO ANTÔNIO?!

Será que não se tem que rever quase todas as atitudes que já algum tempo tem se repetido erroneamente durante os preparativos da realização e condução desse cortejo, em nome de uma tradição que na verdade não era essa que ora é praticada, conforme depoimentos relatados no livro/opúsculo (a ser lançado em 2013 pela Fundação SOS Chapada do Araripe, ) que conta a verdadeira história do "Pau da Bandeira", escrito pelo historiador Dr. Napoleão Tavares com a nossa coautoria.

E AGORA SANTO ANTÔNIO?!


Será que quando se realizou há quase 2 anos o 1o. Seminário "Sustentabilidade do Pau da Bandeira", onde se discutiu todos esses aspectos, especialmente o da garantia da segurança e sustentabilidade do "Pau da Bandeira" dessa grandiosa festa tinha o sentido de prejudicar ou alterar a sua tradição?!

E AGORA SANTO ANTÔNIO?!


Será que no próximo ano novamente vamos ter que recorrer ao Ministério Público Federal para se garantir o óbvio da segurança e respeito, fazendo-se mais um Termo de Ajuste de Conduta - TAC, que praticamente não é levado em consideração na sua essência, até porque um que já existe está assinado por quem de direito, o poder público municipal, sequer até hoje cumpriu,ou seja, implantar o "Horto Municipal" específico para os objetivos de sustentabilidade da "Festa do Pau da Bandeira".


E AGORA SANTO ANTÔNIO?!

Por que não se publicou nenhuma foto de fato tão constrangedor para que todos pudessem compreender que na verdade há sim, algo muito desrespeitoso que necessita urgentemente de avaliação por parte de todos que querem preservar e garantir a segurança e a tradição dessa grandiosa festa popular?!

E AGORA SANTO ANTÔNIO?!
Será que essa é a festa que o IPHAN quis ou ainda quer tombar como patrimônio imaterial?

E AGORA SANTO ANTÔNIO?!
Parece que esse nosso querido padroeiro tem que ficar de costa para esse fato tão constrangedor, que ocorreu durante o cortejo do "Pau da Bandeira", nesse ano de 2012.
Afinal a marca maior dessa festa - do cortejo do "pau da bandeira" é a religiosa e não a profana!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário