quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AULA DE CAMPO COM ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA - CONHECENDO A FLORA ARBÓREA DA FLORESTA

Fazendo parte das atividades da disciplina Meio Ambiente e Saúde, Unidade - "Conhecendo a Flora Nativa da Chapada do Araripe", os alunos do Curso de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN estarão participando de uma aula de campo que será desenvolvida no Sítio Pinheiros, área do entorno do Geossítio "Riacho do Meio"/Complexo Geopark Araripe, Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará.
  
Alunos do Curso de Farmácia da FJN/Juazeiro do Norte, Ceará.

   

 
Trabalho de campo com orientação do professor.

Essa atividade prática já vem sendo desenvolvida há 3 anos e cerca de 240 alunos da FJN/Curso de Farmácia já participaram inclusive, desenvolvendo projeto de extensão na área de "Plantas Medicinais" nativas e adaptadas que ocorrem na Biorregião do Araripe.



"Araticum" (anonácea) em frutificação

"Jurema preta" (leguminosa) em floração

As aulas de campo são coordenadas pelo professor e biólogo Mauricio Teles Freire auxiliado pelo geógrafo Aldeir Lima dos Santos e apoio da Fundação SOS Chapada do Araripe(FSOS) em parceria com o Sítio Pinheiros.

Prof. Mauricio Teles Freire e alunas da FJN

"Ipê amarelo"(bignoniácea) em floração


Todos os relatórios dos trabalhos de campo e das atividades de extensão realizados são sistematizados pela FSOS e arquivados em um Banco de Dados e Imagens do Programa "Trilhas do Cariri" coordenado pela Fundação.

"Madeira nova"( leguminosa) em frutificação


"Jatobá"(leguminosa) em frutificação

"Rosa da mata"(rubiácea) em frutificação

"Torém" ou "toré"(cecropiácea) em frutificação

Nessa área do Sítio Pinheiros onde fica sediada a FSOS, vários estudos tanto de natureza científica como de extensão, ensino e de ecoturismo tem sido realizados com base nas informações e registros fotográficos do banco de dados dos projetos da Fundação.

Sede da Fundação SOS, no Sítio Pinheiros

Alunos do Curso de Mestrado da UFCA

 
Visão do lago e ao fundo a Chapada do Araripe


Parceiro da Fundação

Nenhum comentário:

Postar um comentário