Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO IMPLANTARÁ NO CARIRI OESTE, O PRIMEIRO VIVEIRO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO

A Fundação SOS Chapada do Araripe que tem a missão de promover a "Educação e Sustentabilidade Ambiental", no Território do Cariri Cearense estará implantando em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/Prefeitura Municipal do Araripe, o primeiro "Viveiro Sustentável" da região.
  

   

Com uma tecnologia inédita desenvolvida pela Fundação, a produção de mudas de espécies vegetais nativas será totalmente sem a utilização de sacos plásticos.
A base da produção terá como suporte, "copinhos de bambu" que conforme a espécie s ser utilizada, apresentará tamanhos diferentes, bem como furos com diâmetros e quantidades variáveis.


Uma das grandes vantagens desta tecnologia é de garantir por mais tempo a umidade no solo, favorecendo assim, uma maior resistência da muda da planta quando inserida no local definitivo.


Trata-se portanto, também, de uma tecnologia social pois, a produção dos "copinhos de bambu" poderá ser facilmente transferida para as comunidades, gerando assim, uma alternativa de renda.



A implantação desse primeiro viveiro sustentável será no Sítio Nascente, no "Parque Ecológico Municipal de Araripe, no Distrito Brejinho, Ceará.



Esse projeto terá a participação dos alunos concludentes do Curso de Extensão: "Educação para a Sustentabilidade Ambiental", realizado em parceria com a Universidade Federal do Cariri(UFCA), Prefeitura Municipal de Araripe e Fundação SOS Chapada do Araripe.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda