No "Fórum IEP de Sustentabilidade", a Fundação SOS Chapada do Araripe apresentou a uma nova tecnologia para produção de um tijolo denominado de ecológico, cuja matéria prima é entulho da construção civil, ou seja, o RCC - resíduos da construção civil.
O projeto foi executado pela Fundação SOS Chapada do Araripe com o patrocínio pelo Banco do Nordeste do Brasil e teve a parceria da Universidade Federal do Cariri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e apoio da Persistt - Sistemas Empresariais, Sítio Pinheiros e Flamax - Soluções Ambientais.
Durante o evento algumas organizações não governamentais e empresários da área demonstraram interesse em aplicar essa nova tecnologia inclusive, propondo a negociação da transferência dessa prática sustentável.
Prof. Mauricio Teles, Prof. Ricardo Ness, vice-reitor da UFCA e Eduardo
Figueiredo, Presidente do IEP, Fortaleza, Ceará.
|
Na oportunidade também foi realizada uma troca de experiências com o ambientalista carioca, Tião Santos, conhecido já internacionalmente como "Tião do Lixão", quando no lançamento do seu livro: "Do lixão ao Oscar".
Tião Santos e Prof. Mauricio Teles Freire |
Durante a conversa surgiu a possibilidade de se fazer também uma apresentação dessa tecnologia de produção do "Tijolo Ecológico", no estado do Rio de Janeiro, junto à Associação dos Catadores do Lixo e a 3Rs Consultoria Ambiental, bem como uma palestra sobre a experiência do Tião nessa sua trajetória como líder dos catadores, como apresenta o documentário: "Lixo Extraordinário" - que acompanha também o artista plástico Vik Muniz no lixão.
Tião do Lixão: "Difícil não foi nascer no lixo. Difícil foi não virar lixo!
Muito interessante professor Maurício a iniciativa. Parabéns a todos!!!
ResponderExcluir