Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO SOS RECEBERÁ CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA - "DRYLAND CHAMPIONS 2015"

O Programa "Dryland Champions" 2015, promovido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente(MMA)/Departamento de Combate a Desertificação/Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, certificará em 17 de junho próximo, iniciativas de pessoas, organizações e empresas que contribuem para o manejo sustentável da terra, e, que melhorem as condições de vida das populações e as condições dos ecossistemas afetados pela desertificação e a seca.


Sede da Fundação SOS, no Sítio Pinheiros, Distrito do Caldas, Barbalha, CE

Dentre as Instituições não governamentais, a Fundação SOS Chapada do Araripe foi classificada para receber o certificado do Programa " Dryland Champions 2015" da Convenção das Nações Unidas para o Combate a Desertificação – UNCCD.
O evento ocorrerá na cidade de Caicó, no Rio Grande de Norte, em 17 de junho – "Dia Mundial da Desertificação", onde o Ministério do Meio Ambiente - MMA entregará a comenda ao representante da Fundação SOS e coordenador do projetos premiados, o biólogo e professor Mauricio Teles Freire.

Prof. Mauricio Teles Freire, biólogo e Coordenador dos Projetos premiados


Programa "Dryland Champions", entidade coordenadora da Certificações.

A Fundação SOS Chapada do Araripe concorreu com os Projetos e ações do Programa: "Trilhas do Cariri", entre eles o "Verdejando no Rádio" e o "Mata Ciliar", uma experiência piloto de uma inovação tecnológica para produção de mudas de plantas nativas, da região da Chapada do Araripe.


Programa de Rádio AM: "Verdejando no Rádio"



Neste projeto, os técnicos da Fundação, desenvolveram um inédito suporte, os "copinhos de bambu"; neles as mudas chegaram a resistir cerca de 10 – 12 dias, sem serem regadas, portanto, essa inovação seria uma alternativa sustentável capaz de de reduzir e, até eliminar o uso de sacos plásticos em viveiros.


Área piloto do Projeto: "Mata Ciliar", Sítio Pinheiros, Barbalha, Ceará

Mudas de espécies nativas da mata ciliar, a serem plantadas
ao longo de um trecho do córrego da nascente João Coelho.
 
Planta jovem  de  uma espécie  nativa  de  mata  ciliar, o torém,
Cecropia pachystachia, plantada junto com o copinho de bambu,
na margem do córrego.

Um exemplar de "torém", já com 200 dias de plantio.
Outras ações como o lançamento do Prêmio: "Ambientalista do Ano" e os projetos experimentais da Fundação foram desenvolvidos e avaliados pelo Programa "Dryland Champions", entre os quais o de "Gastronomia Regional", "Trocando Saberes com a Terceira Idade - Construindo a Sustentabilidade", "Tijolo Ecológico" e "Educação para a Sustentabilidade Ambiental".





Projeto: "Culinária Regional", resgatando os saberes e sabores das comunidades






Projeto; "Trocando Saberes coma Terceira Idade", parceria SESC/CE



Projeto: Educando para a sustentabilidade ambiental




Entidade Promotora do Programa;"Dryland Champions", em parceria
com o Ministério do Meio Ambiente(MMA)/Departamento de Combate
à Desertificação/Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural
Sustentável.

 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda