Pular para o conteúdo principal

UMA LIÇÃO DE CIDADANIA E SENSIBILIDADE AMBIENTAL NO EVENTO

Foi mesmo uma lição de cidadania e sensibilidade ambiental a realização do lançamento do Prêmio "Ambientalista do Ano" em sua edição de 2011, ocorrido no Dia Mundial das Águas, 22 de março, no município de Barbalha, região do cariri, sul do Ceará, Brasil.


O evento superou todas as expectativas tanto de público virtual que assistiu ao vivo via internet chegando ao total de  4.133 internautas, sendo 3.876 do Brasil e 1.257 de países estrangeiros entre eles até dos Emirados Árabes, como no que estava presente pois, lotou o auditório da Faculdade de Medicina da UFC, atingindo o número de 249 pessoas.
Valeu a pena todo o esforço dos organizadores, a Fundação SOS Chapada do Araripe e Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Cariri, aliadas com seus parceiros e apoiadores.

A lição de cidadania foi visível desde a chegada no evento quando se deparava com os produtos artesanais elaborados pelos assentados da Fazenda Boa Vista, como cadeiras, mesas, jarras e copos utilizados no lanche regional, totalmente natural como os sucos e bolos de frutas, especialmente da macaúba, palmeira que pouco é utilizada na região da Chapada do Araripe.


Ornamentação com estruturas vegetativas e reprodutivas das plantas da floresta, copos de caule de bambu e jarras suporte com talos de babaçu e macaúba. Sem esquecer os licores naturais como de "bacupari", "seriguela" e "tamarindo".

Copos de bambu, utilizados na degustação dos sucos naturais




Jarras de depósitos de sucos feitas de bambu e alça de babaçu.
Para completar quase todo o material que foi ofertado aos homenageados era constituído da fibra e folha da bananeira. Até os títulos de sócio benemérito outorgado aos ambientalistas Camilo Santana e Álamo Feitosa foram elaborados a partir da secagem e prensagem de forma artesanal da folha da planta mais tropical - a bananeira.

Entrega do título de sócio benemérito ao ex-dirigente da Fundação, Álamo
Feitosa, pelo o amigo cineasta Bola Bantim e a bisneta de Jeferson Alencar,
Emily Alencar.

Entrega do título de sócio benemérito ao ex-dirigente da  Fundação, Camilo
Santana, pelo amigo arquiteto Magno Coelho acompanhado pela professora
Onélia Santana e seu filho Pedro Santana.
A sensibilidade ambiental do evento foi demonstrada desde a sua abertura quando a Orquestra do Curso de Educação Musical deu uma aula de musicalidade na execução das peças apresentadas, notadamente a "Juazeiro".


Para não perder o brilho, a fala do Presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe foi uma rebuscada da responsabilidade do homem para com a vida no planeta. Levou a todos os presentes uma forte reflexão do papel do ser humano diante dessa robotização do mundo que tem descaracterizado a principal marca dessa criatura - o sentimento.


    Sessão Solene de Abertura do lançamento do Prêmio "Ambientalista do Ano"
    Edição 2011, auditório da Faculdade de Medicina da UFC Campus Cariri.

Para suavizar e ao mesmo tempo repensar na linguagem musical as atitudes dos homens no uso e cuidados com os recursos naturais da Chapada do Araripe, o forrozeiro também ambientalista Flávio Leandro, fez os participantes "viajarem" pelo cenário multicor dessa região cantando "Chaparipe".

Apresentação Flávio Leandro, cantando "Chaparipe".
     Fábio Carneirinho, Secretário da Cultura de Juazeiro presenteando Flávio
     Leandro com um quadro do soldadinho do araripe.
Mauricio Freire, presidente da Fundação agradecendo a presença do cantor
forrozeiro de Bodocó, Flávio Leandro.
O evento teve o seu ponto mais alto quando a platéia eclética emocionada assistia tanto os vídeos dos ícones representativos da região como o soldadinho do araripe, a única ave exclusiva do sul do Ceará, passarinho símbolo do município de Barbalha, como a história de vida de um agricultor ambientalista cratense Jeferson Alencar, que lutou incansavelmente pela preservação do Sítio Fundão.






Casa de taipa de um andar, moradia do Senhor Jeferson Alencar, no Sítio
Fundão, Crato, Ceará.


Jeferson Alencar, ambientalista do Crato.
Já no momento das homenagens especiais a emoção tomou de conta dos ambientalistas agraciados com os primeiros títulos outorgados pela Fundação nesses 18 anos de criação. Como consequencia natural dos homens e mulheres que ainda têm sentimento humano quase toda a platéia ficou sensibilizada com a história de vida dos cidadãos Camilo Santana e Álamo Feitosa, marcada pela a grandiosidade de solidariedade, simplicidade, respeito e zelo pela proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

Simbolizando essa preocupação pela garantia de uma vida melhor para a humanidade, notadamente para as futuras gerações, as comissões que entregaram os títulos beneméritos estavam muito bem representadas pelos os amigos e crianças fortemente identificados com os ambientalistas caririenses Camilo Santana, Secretário Estadual das Cidades do Ceará e Álamo Feitosa, Diretor do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri - URCA.


Bisneta do Senhor Jeferson Alencar, uma das representantes das crianças
da comitiva que entregou o título de sócio benemérito aos homenageados.

RESUMO DA FALA DO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE, NA ABERTURA DO EVENTO DE LANÇAMENTO DO PRÊMIO "AMBIENTALISTA DO ANO" - EDIÇÃO 2011, BARBALHA, CEARÁ.

BOM DIA!


QUERO CUMPRIMENTAR ESPECIALMENTE A TODOS QUE AQUI SE FAZEM PRESENTES DEMONSTRANDO SUAS RESPONSABILIDADES E COMPROMISSO ACIMA DE TUDO COM AS QUESTÕES RELACIONADAS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE TRATAM DA QUESTÃO AMBIENTAL INDEPENDENTEMENTE DE POSIÇÕES POLITICO-PARTIDÁRIAS. AFINAL, A VIDA ESTÁ ACIMA DE TUDO.

COM A MISSÃO DE PROMOVER A EDUCAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, A FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE ESTÁ COMPLETANDO ESTE ANO, PRECISAMENTE NO DIA 26 DE JULHO A SUA MAIOR IDADE, OU SEJA, 18 ANOS.

E HOJE, ASSIM COMO EM 2002 QUANDO ESTÁVAMOS DIRIGINDO ESSA MESMA FUNDAÇÃO, JUNTAMENTE COM OS AMBIENTALISTAS CAMILO SANTANA E ÁLAMO FEITOSA, QUANDO LANÇÁVAMOS COMO MAIS UM PIONEIRISMO DA FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE A PRIMEIRA EDIÇÃO DESSE PRÊMIO QUE ORA ESTAMOS TENDO A HONRA DE APRESENTAR A  EDIÇÃO DE 2011.

JÁ NAQUELE ANO DE 2002, REALIZAMOS AQUI EM BARBALHA, O “1º. ENCONTRO DE ENTIDADES AMBIENTALISTAS DO CARIRI”, QUANDO DISCUTIMOS E PROPUSEMOS UMA SÉRIE DE AÇÕES NO SENTIDO DE SE ALERTAR O PODER PÚBLICO DA EXTREMA NECESSIDADE DE SE ELABORAR E IMPLANTAR UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO COM BASE NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, POIS, JÁ ERA NOTÓRIA A VELOCIDADE ACELERADA NA OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANO E RURAL BEM COMO NO USO EXCESSIVO DOS RECURSOS NATURAIS E O POUCO CUIDADO COM A QUALIDADE AMBIENTAL.

O OBJETIVO PRECÍPUO DAQUELE EVENTO DE 2002 NÃO ERA SIMPLESMENTE DE PROMOVER MAIS UMA AÇÃO PONTUAL E FESTIVA NA ÁREA AMBIENTAL, MAS SIM, INDUZIR UMA TOMADA DE DECISÃO COMPARTILHADA PARA NORTEAR OS RUMOS DO DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO DO CARIRI COM QUALIDADE E SEGURANÇA AMBIENTAL.

POIS BEM, PASSADOS QUASE DEZ ANOS, TORNARAM-SE JÁ BEM MAIS VISÍVEIS E GRAVES PROBLEMAS COMO POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SALGADO POR EXEMPLO, DESMATAMENTOS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE, MATAS CILIARES DAS NASCENTES, ASSOREAMENTO DE RIOS, EXPANSÕES DE OCUPAÇÕES EM ÁREAS DE RISCO E POR AÍ VAI...

MAS, O QUE FAZER EFETIVAMENTE?! CONTINUARMOS ASSISTINDO A REPETIÇÃO DE PRÁTICAS QUE NÃO PRIORIZAM OU INCORPORAM DE FATO AS QUESTÕES AMBIENTAIS! CREIO QUE NÃO PODEMOS MAIS FICAR “DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO”... PENSANDO QUE OS RECURSOS NATURAIS E O AMBIENTE SEMPRE SERÃO SUFICIENTES PARA ATENDER AS DEMANDAS DO CONSUMO EXAGERADO E DO DESENVOLVIMENTO PURAMENTE MERCANTILISTA!

PRECISAMOS SIM, ACELERAR AS AÇÕES EM PROL DA SAÚDE E SEGURANÇA AMBIENTAL COMO OS PROJETOS DO CONSÓRCIO DO ATERRO SANITÁRIO, DO MONITORAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS (RIO SALGADO P. EXEMPLO), DAS NASCENTES E DAS ÁREAS DE RISCO.

A PROPOSTA DO PRÊMIO AMBIENTALISTA DO ANO É DE MOTIVAR, INCENTIVAR E MOSTRAR EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, TECNOLOGIAS LIMPAS E SOCIAIS,E, AÇÕES QUE EFETIVAMENTE PODERÃO CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA O TERRITÓRIO DO CARIRI.

É OPORTUNO REFLETIR QUE SOMENTE CRIAR ÓRGÃOS, INSTITUTOS, SECRETARIAS, DEPARTAMENTOS NÃO É DEMONSTRAÇÃO DE PREOCUPAÇÃO COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS, SENSIBILIDADE E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL É INSTITUIR PLANOS, PROGRAMAS, PROJETOS ORIUNDOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA CONTEXTUALIZADA COM OS PROBLEMAS DA REGIÃO.

- SERÁ QUE A IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA O MEIO AMBIENTE AINDA NÃO MERECE A ATENÇÃO, A DEVIDA SERIEDADE E A COMPREENSÃO QUE O TEMA TEM PARA COM A PRESERVAÇÃO E A PROTEÇÃO DA VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS DESSE NOSSO PLANETA TERRA?!

- SERÁ QUE PRECISAMOS SOMENTE DE DESENVOLVIMENTO PARA GERAR RIQUEZA COM BASE PRIMORDIAL NA OBTENÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS?!

- SERÁ QUE PRECISAMOS CHEGAR AO LIMITE DA LÓGICA MERCANTILISTA PARA DESCOBRIR LITERALMENTE QUE NÃO SE COME DINHEIRO?!

- SERÁ QUE O HOMEM AINDA CONTINUA PENSANDO QUE SERÁ CAPAZ DE DOMINAR O A NATUREZA COM SUAS TECNOLOGIAS SEM CONSIDERAR OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECOLOGIA?! NÃO SERIA MAIS INTELIGENTE APRENDER A CONVIVER HARMONICAMENTE COM OS SEUS LIMITES?!

ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DE CATÁSTROFES TANTO AQUI NO BRASIL, COMO MAIS RECENTEMENTE NO JAPÃO, A TERCEIRA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO.

ONTEM, NOS FILMES E EM LIVROS TUDO PARECIA FICÇÃO, EXAGERO DOS AMBIENTALISTAS. QUEM NÃO SE LEMBRA DO FILME CAMPEÃO DE BILHETERIAS: - UM DIA DEPOIS!! HOJE ESTAMOS ASSISTINDO A REALIDADE DOS SÉRIOS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE JÁ AFLIGEM NÃO SÓ AQUELE PAÍS MAS A TODOS NÓS DO PLANETA TERRA.

REFLITAMOS: - NÃO JÁ ESTÁ QUASE PASSANDO DA HORA DO HOMEM REVER AS SUAS INVENÇÕES TECNOLÓGICAS QUE OFERECEM MAIS RISCOS DO QUE A GARANTIA DE BEM ESTAR FUTURO?!

REAVALIAR SE OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA NUCLEAR COMPENSAM OS GRANDES RISCOS QUE ELAS OFERECEM...
OS EFEITOS DA RADIAÇÃO PASSAM SÉCULOS PARA PERDER AS SUAS AÇÕES NOCIVAS: ANOTEM POR EXEMPLO: O CÉSIO DEMORA 300 ANOS, O PLUTÔNIO 243 MIL ANOS E URÂNIO 45MILHÕES DE ANO. DÁ PRA ENCARAR?!

ESPERAMOS ENTÃO, QUE AQUI NO LANÇAMENTO DESSE EVENTO POSSAMOS CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO PRIORITARIAMENTE DA VIDA, DA SEGURANÇA AMBIENTAL.

QUE ME PERMITAM AOS QUE ESTIVERAM PRESENTES NO FÓRUM DE ÁREAS DE RISCO, PARA QUE EU REPITA UM TRECHO DA MINHA FALA NA ABERTURA DAQUELE EVENTO QUE MERECE MAIS UMA VEZ CHAMAR ATENÇÃO DIANTE DE TÃO GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE PASSA O JAPÃO, POIS, O ATOR, O PRINCIPAL PROTAGONISTA É O MESMO – É O HOMEM: EU FALAVA QUE:

AGORA PASSEMOS ENTÃO PARA UM MOMENTO IMAGINÁRIO, SIMBÓLICO. ASSIM... SAIAMOS NESSE MOMENTO DA TERRA E PASSEMOS PARA O CÉU.

IMAGINE... O CRIADOR DO MUNDO, LÁ, NO CÉU, PERPLEXO COM TUDO ISSO, ESPECIALMENTE COM A CRIATURA HOMEM NO QUAL ELE - DEUS, O “SENHOR DO MUNDO” SE FEZ HOMEM PARA NOS SALVAR, DECIDE PREPARAR UMA ALTERNATIVA ESDRÚXULA, CONSTRANGEDORA, POIS, RESOLVE ANUNCIAR NOS “CLASSIFICADOS DO MUNDO”, O SEGUINTE:

PRECISA-SE DE UM NOVO SER VIVO!!
SIM, PRECISA-SE DE UM NOVO SER VIVO DO REINO ANIMAL, MAS UM ANIMAL QUE VERDADEIRAMENTE ENXERGUE QUE OUÇA QUE FALE A MESMA LÍGUA QUE SAIBA VIVER EM GRUPO, QUE RESPEITE O AMBIENTE E O PROTEJA PARA GARANTIR A VIDA DOS SEUS IRMÃOS E DESCENDENTES.
É... MAS EXIGE-SE TAMBÉM QUE NO SEU CURRÍCULO NÃO SÓ TENHA CONHECIMENTOS DE ECONOMIA, NEGÓCIOS INTERNACIONAIS, INFORMÁTICA, TECNOLOGIAS, POLÍTICA, MAS DE APLICAÇÕES DE PRÁTICAS QUE PRIORIZEM OPORTUNIDADES PARA TODOS E PARA TODAS, RESPEITANDO AS DEMAIS DIVERSIDADES DE FORMAS DE VIDA PARA GARANTIR COM CONDIÇÕES SAUDÁVEIS A SEGURANÇA DO AMBIENTE E A SOBREVIVÊNCIA DAQUELES QUE O HABITAM.

NA VERDADE DIZ O SENHOR: - PRECISAMOS QUE ESSE CANDIDATO TENHA CURSADO AS DISCIPLINAS DA SOLIDARIEDADE, DO RESPEITO, DA ÉTICA, MAS QUE TAMBÉM OBRIGATORIAMENTE CONHEÇA PELO MENOS UMA LÍNGUA, A LÍNGUA DO DIÁLOGO.
AH... UMA OBSERVAÇÃO: É SUMARIAMENTE ELIMINADO AQUELE QUE TENHA MESTRADO EM INVERDADES COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM MENTIRAS.
SIM, AS PUBLICAÇÕES, TAMBÉM SÃO IMPORTANTES. MAS SÓ TERÃO VALOR SE ELAS NÃO TIVEREM SIDO PUBLICADAS APENAS NOS PERÍODOS ELEITORAIS.

MAS ATENÇÃO!!
CASO HAJA EMPATE DE CANDIDATOS, O CRITÉRIO DE DESEMPATE SERÁ O DE MAIOR QUALIFICAÇÃO, OU SEJA, QUEM TIVER DOUTORADO, CLASSIFICA-SE. SIM, MAS DOUTORADO EM SENTIMENTO HUMANO, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM HUMANIDADE, HUMANISMO.
O SALÁRIO? AH... O SALÁRIO!!! É... NÃO SABEMOS AINDA SE HÁ MOEDA PARA PAGÁ-LO, MAS CERTAMENTE SERÁ DE QUASE 1 TRILHÃO... UM TRILHÃO, MAS SABE DE QUE?! DE VIDAS, DE HUMANOS QUE ELE TEM QUE PRESERVAR, PROTEGER, RESPEITAR.

MAS... SE NÃO HOUVER CANDIDATOS?! SE NENHUM FOR APROVADO?! O QUE FAZER?! 
É UM DESAFIO TAMBÉM PARA TODOS OS DEUSES... É PENSAM ENTÃO OS DEUSES... PARECE QUE VAMOS TER MESMO QUE REINVENTAR O HOMEM!! COMO JÁ VEM DIZENDO HÁ ALGUM TEMPO O TEÓLOGO LEONARDO BOFF.

ESPERAMOS ENTÃO, QUE ESSE EVENTO TAMBÉM MOTIVE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NÓS NESTE INADIÁVEL DESAFIO DE REINVENTAR UM NOVO HOMEM, CONSTRUINDO COLETIVAMENTE PROPOSTAS QUE PRIORIZE O SER HUMANO, COM O COMPROMISSO DE ELABORARMOS E EXECUTARMOS COMPARTILHADAMENTE, POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO E DA SEGURANÇA AMBIENTAL, GARANTINDO ASSIM UM TIPO DE DESENVOLVIMENTO MAIS JUSTO E EQUILIBRADO, O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CAPAZ DE PERMITIR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA HOJE E AMANHÃ.”

FINALIZO ENTÃO A MINHA FALA CITANDO UMA ESTROFE DA MÚSICA “CIO DA TERRA”, DE MILTON NASCIMENTO E CHICO BUARQUE DE HOLANDA:

“Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra a propícia estação, e fecundar o chão”.
MUITO OBRIGADO.
BARBALHA, CIDADE DO SOLDADINHO DO ARARIPE, CEARÁ, TERRA DA LUZ,
MARÇO, DIA 22, DO ANO DE 2011.
DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS.
SEMANA DA ÁRVORE PARA O NORDESTE BRASIEIRO.
ANO DE 2011 – 18 ANOS DA FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE.

MAURICIO TELES FREIRE
Biólogo, Professor Aposentado da UFPI
Presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas f...

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do G...

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda...