Pular para o conteúdo principal

APRENDENDO MAIS UMA VEZ COM A NATUREZA - "FAZ BEM FICAR GRILADO"


grilo é um inseto, um bicho bastante comum, mas a importância dada a ele é muito diferente de um país para outro. 
Aqui no Brasil ele não tem valor comercial algum, apenas a superstição evita que algumas pessoas matem os grilos já que de acordo com a cultura popular eles são portadores de boa sorte e dinheiro, mas em época de calor eles surgem em grande quantidade e incomodam bastante com o seu estridente barulho. 




A forma como se dá a produção destes sons é bastante peculiar, somente os machos emitem sons tentando atrair a fêmea para o período de reprodução. Os sons se originam de suas asas que contem uma série de pelos devidamente alinhados que são atritados emitindo o “canto” dos grilos. Cada espécie emite sons diferentes que também podem variar de acordo com a período do ano sendo intensos e estridentes para a aproximação da fêmea e suavizando quando ela se encontra junto dele, é neste momento que o grilo começa a cortejá-la.


Os grilos campestres especialmente da Espanha fazem gentilezas com as fêmeas da mesma espécie, afirma um estudo de entomologistas britânicos publicado no site da revista "Current Biology".
Observações com câmeras revelaram que os grilos abrigam as fêmeas em suas tocas diante da ameaça de um predador, protegendo as parceiras do perigo.


Grilo - fêmea
Os pesquisadores, da Universidade de Exeter, analisaram mais de 200 mil horas de imagens gravadas durante duas temporadas de acasalamento do grilo campestre espanhol (Gryllus campestri).
"Muita gente pensa que a gentileza é um comportamento exclusivamente humano (...) de alguma forma relacionado à educação, à inteligência ou ao afeto", observou Rolando Rodríguez Muñoz, da Universidade de Exeter, um dos autores do estudo.
"Mas demonstramos que até pequenos insetos machos, que não podem ser descritos como inteligentes e carinhosos, são gentis e protetores com sua fêmea."

PROCRIAÇÃO

Estas observações revelam que atrás da gentileza pode haver outras motivações além da bondade e do refinamento.
Rodríguez Muñoz destacou que tal comportamento contraria o sugerido anteriormente por outros pesquisadores, que pensavam que os grilhos machos apenas tentavam ocultar as fêmeas em suas tocas para afastá-las dos concorrentes.


Rumo a toca
O novo estudo conclui que seu comportamento, muito além de ser violento, é na verdade de proteção, e os grilos machos são recompensados porque passam mais tempo com as fêmeas, o que lhes permite procriar mais e ampliar sua linhagem.
"Realmente parece que os machos esperam que as fêmeas estejam protegidas do perigo" antes de entrar com ela na toca, disse Tom Trequenza, outro autor do estudo. "A proteção da fêmea parece ser a prioridade."

QUE TAL SER PARENTE DO "JOÃO GRILO"






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas f...

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do G...

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda...