Pular para o conteúdo principal

INSTALADO NO JUAZEIRO DO NORTE O PROJETO D0 "TIJOLO ECOLÓGICO"

Um marco histórico para o desenvolvimento sustentável foi implantado na Região do Cariri com o lançamento do primeiro projeto de produção de "tijolo ecológico" no estado do Ceará, a partir de resíduos da construção civil, os conhecidos "entulhos".


A landmark for sustainable development was introduced in the Region of Cariri with the launch of the first project to produce "green brick" in the state of Ceará, fromconstruction waste, so called "rubbish."

Prefeito  de  Juazeiro  do  Norte,  Dr. Santana,  na  abertura da solenidade de
lançamento do Projeto"Tijolo Ecológico".
O evento ocorreu em Juazeiro do Norte(CE), cidade pólo da Região Metropolitana do Cariri, quando o prefeito municipal Dr. Santana abriu a solenidade mostrando que a administração através da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP prestará todo o apoio para a execução do projeto de grande importância socioambiental.


The event took place in Juazeiro do Norte (CE), the hub city of the metropolitan areaCariri, when the mayor opened the ceremony Dr. Santana showing that the administration through the Department of Environment and Public Services - SEMASP will provide support for implementing the project of great environmental and social importance.




Eduardo Pontes, Secretário da SEMASP, parceiro do Projeto.


Mauricio Freire, Presidente da Fundação SOS, executora do Projeto.
Presidenta e representantes do Rotary de Barbalha e Prof. Perboyre do
IFECE Juazeiro do Norte.

Representantes de instituições parceiras e participantes.

Lanche regional com os participantes do evento: ONGs e Associações
Comunitárias, SEBRAE e técnicos da região.




O projeto patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil será executado pela Fundação SOS Chapada do Araripe com os apoios da SEMASP e o Instituto Federal de Ensino e Educação Tecnológica do Ceará - IFECE/Juazeiro do Norte.


The project sponsored by Banco do Nordeste do Brazil will be executed by the AraripeSOS with the support of SEMASP and the Federal Institute for Teaching andTechnological Education of Ceará - IFECE / Juazeiro do Norte.




Coordenadores do Projeto, parceiros e secretários e diretor do IFECE.























Conforme o cronograma apresentado pelo consultor técnico do projeto, Prof.Dr. Perboyre Alcântara, do IFECE, a previsão de produção dos primeiros exemplares de "tijolo ecológico" será no prazo de 180 dias. Até lá serão feitos testes experimentais para adequá-los aos padrões da ABNT - Associação Brasileira de Normas e Técnicas.


According to the schedule presented by the technical consultant of the project, Prof. Dr.Perboyre Alcantara, the IFECE, the forecast production of the first copies of "greenbrick" will be within 180 days. Until then experimental tests will be made to adapt themto the standards of ABNT - Brazilian Association of Norms.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda