Pular para o conteúdo principal

ÍNDICE DE COBERTURA VEGETAL DOS PERÍMETROS URBANOS DAS CIDADES - SEU MUNICÍPIO PRIORIZA?

A Fundação SOS Chapada do Araripe e parceiros já se preparando para desenvolver ações e Projetos visando contribuir para a implantação de uma Política Regional de Sustentabilidade Ambiental no Território do Cariri e, considerando que essa ONG estabeleceu como meta que 2013 será o "Ano da Sustentabilidade Ambiental".
Para esse propósito a Fundação já realizou um estudo prévio que determinou os atuais Índices de Cobertura Vegetal (ICV) das áreas dos perímetros urbanos das cidades do Triângulo "Crajubar", ou seja, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, municípios importantes da Região Metropolitana do  Cariri - RMC cearense.





Crato: aspecto geral de um espaço urbano no centro.

Juazeiro do Norte: aspecto geral urbano da cidade

Barbalha: aspecto geral do perímetro urbano da cidade.

As cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, juntas tem a maior densidade populacional numa área total de 1.995 km2, sendo que a urbana corresponde a apenas 19 km2 onde habitam 379.066 pessoas o que equivale a 89% da população que vive na zona urbana desses municípios(CENSO IBGE, 2010).
Como a presença de áreas verdes no universo urbano é um fator essencial no resgate dos aspectos positivos da relação das formas urbanas com a natureza, uma proposta de ação compartilhada de arborização e de recuperação de áreas degradadas urbanas será apresentada pela Fundação aos municípios da região através de um Fórum de Políticas Públicas - Verdejando as Cidades, cujo primeiro eixo temático a ser discutido será "Arborização das Áreas Urbanas".

Barbalha: área urbana.


Na Região Metropolitana do Cariri, especialmente nas cidades do “Triângulo Crajubar” a cobertura vegetal tem-se tornado cada vez menor (FUNDAÇÃO SOS, 2011), em consequência tanto do elevado nível de desenvolvimento que se instalou nessa região, bem como do adensamento populacional (IPECE, 2011). Esta urbanização acelerada, aliada à falta de políticas públicas eficazes capazes de ordenar o crescimento, traz consigo inúmeras consequências, fazendo com que as cidades se tornem cada vez mais ambientalmente inadequadas para a ocupação humana, seja pela concentração da população seja pela falta de áreas verdes.

Juazeiro do Norte: Praça "Marco Zero".

Ressalte-se, portanto, a necessidade de se implementar urgentemente ações estratégicas de sensibilização dos gestores públicos e sociedade civil para a restauração da cobertura vegetal das áreas  urbanas pois, os atuais percentuais de cobertura verde das áreas urbanas em Juazeiro do Norte, de 1%, Barbalha de 1% e Crato de 2% que estão muito aquém do mínimo desejável que é de 30%(FUNDAÇÃO SOS, 2011 e SBA, 2006).



A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana sugere que exista pelo menos 15m2/habitante para áreas verdes e 12m2/habitante para a Organização das Nações Unidas - ONU.
O índice de áreas verdes é um instrumento importante para o planejamento urbano de uma cidade, dando valores que permitem avaliar a qualidade de vida da população.
Além do mais, a arborização nos perímetros urbanos dessas cidades aumenta a cobertura vegetal dos espaços públicos e degradados e, consequentemente aumenta a fixação de carbono melhorando assim a qualidade ambiental em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.



A Proposta coordenada pela Fundação, já está apoiada pelos seus parceiros e será apresentada em um dos municípios da RMC, em data a ser pré-agendada em janeiro próximo, do ano de 2013.
Maiores informações poderão ser obtidas através dos e-mails: fsoschaparipe@gmail.com e mauricio.telesfreire@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda