Mesmo depois de ter assinado um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, junto ao Ministério Público Federal, o lixão do município de Barbalha foi interditado para os catadores de lixo pois, nenhuma ação essencial foi cumprida!!
Mas, será que a gestão municipal desses 4 anos que criou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, durante esse tempo não poderia ter agilizado ou compactuado com esses catadores algumas ações resolutivas emergenciais?
Fica mais uma vez demonstrada a insensibilidade para a questão mostrando assim um total descompromisso socioambiental.
Na verdade fica também comprovado que não há uma efetiva Política Municipal do Meio Ambiente.
Senão vejamos:
Senão vejamos:
Quantos e quais os projetos propostos ou aprovados ou em andamento que a Prefeitura de Barbalha tem programados para a área ambiental, preocupação hoje mundial e prioritária para qualquer município que tem responsabilidade com a saúde e a educação ambiental de sua população.
Aliás, onde estão os resultados e produtos finais do Projeto que trata desse tema, celebrado há três anos com a FUNASA?
Onde ocorre a coleta seletiva do lixo sistematizada pela gestão municipal que deveria envolver e ter a participação dos coletores oportunizando a geração de renda para essas pessoas que agora, com essa ação judicial serão os mais penalizados?
O que faz e o que fez o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Barbalha - CONDEMA diante dessa questão socioambiental? Ainda funciona? Não tem representantes da sociedade civil e Câmara Municipal?
Onde estavam os representantes do povo durante esse período? Será que não acompanham também as questões ambientais que afetam a qualidade de vida da população?
Interessante, o município de Barbalha nos quase 4 anos de administração não recebeu o "Selo Verde" mas, no final do ano passado foi contemplado!!
O que de tão significativo e efetivamente ocorreu em 2012 para que a gestão municipal merecesse tão importante premiação? Essa penalização que ocorreu com os catadores de lixo?
Aliás,Barbalha recebeu o "Selo Verde" na menor categoria, ou seja, Categoria "C".
Comentários
Postar um comentário