Durante dois dias, caminhamos em Trilhas da Floresta, bem como em seu entorno e, em algumas vezes, próximo à algumas comunidades, onde fizemos alguns registros fotográficos que nos fez lembrar daquela expressão bastante popular, está no "tempo de cajá, pitomba, siriguela e por aí vai...
Nas caminhadas encontramos não só frutas nativas como também algumas já plantadas e cultivadas nas áreas próximas dos sítios e chácaras da região da Chapada do Araripe, no município de Barbalha, Ceará.
Esse trabalho faz parte do Projeto: "Trocando Saberes com as Comunidades Rurais - Frutas Nativas da Chapada do Araripe", a ser implantado pela Fundação SOS Chapada do Araripe, que tem como objetivo montar um banco de dados e imagens com informações também dos saberes populares relacionados com a floração, frutificação, reprodução e aproveitamento das frutas nativas, para se implantar um viveiro dessas espécies vegetais que ocorrem espontaneamente nessa região.
Ao final do projeto será produzido um livro em uma linguagem simples, didática e com bastante ilustrações para que se possa contribuir de forma pedagógica no ensino e conhecimento das plantas da Floresta.
O Projeto encontra-se ainda em fase de articulação de apoio financeiro com parceiros que se interessem em implementar a execução dessa proposta da Fundação.
Maiores informações poderão ser obtidas através dos e-mails fsoschaparipe@gmail.com e verdejandonoradio@gmail.com
Comentários
Postar um comentário