Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ATERRO SANITÁRIO CONSORCIADO DO CARIRI - AVALIAÇÃO DA SOCIEDADE



NO DIA 31 DE JANEIRO, FORAM REALIZADAS DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REFERENTES AO PROJETO DO "ATERRO SANITÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS CONSORCIADO", QUE SERÁ INSTALADO NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU, REGIÃO DO CARIRI CEARENSE.
O DIRIGENTE DA ONG FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE COMPARECEU A SEGUNDA AUDIÊNCIA QUE OCORREU NO SALÃO DE ATOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, NA CIDADE DO CRATO.
CONFORME INFORMAÇÕES APRESENTADAS, O ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL/RELATÓRIO DE IMPACTO APRESENTADO - EIA/RIMA FOI FINALIZADO EM MAIO DE 2011.
ALGUNS PONTOS FORAM BASTANTE QUESTIONADOS COMO: A FALTA DA AMPLA DIVULGAÇÃO DO EIA/RIMA E A SUA DISPONIBILIDADE PARA O PÚBLICO, ATÉ PORQUE PARA SE FAZER UMA DISCUSSÃO PÚBLICA COM A SOCIEDADE, ESPECIALMENTE A DE CARIRIAÇU TERIA QUE TOMAR CONHECIMENTO PRÉVIO DE IMPACTOS NEGATIVOS QUE OCORRERÃO NA INSTALAÇÃO DO EMPREENDIMENTO, NO SENTIDO DE SE MINIMIZAR ESSAS QUESTÕES.
NAS FALAS DOS REPRESENTANTES DE COMUNIDADES DE CARIRIAÇU ALI PRESENTES COMO TAMBÉM DE TÉCNICOS E REPRESENTANTE DE ONG, FOI MUITO QUESTIONADA ESSA DIFICULDADE, ATÉ PORQUE CONFORME O COORDENADOR DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, A PARTIR DESTA DATA, SERÁ CONCEDIDO APENAS O PRAZO DE 10 DIAS PARA SE FAZER ALGUMA PROPOSIÇÃO OU AJUSTE AO PROJETO.
AFINAL, A POPULAÇÃO E OS REPRESENTANTES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, NOTADAMENTE OS QUE HABITAM NO MUNICÍPIO E PRINCIPALMENTE OS QUE VIVEM NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DIRETA DO EMPREENDIMENTO SÃO OS PRINCIPAIS ATORES QUE DEVERÃO SER OUVIDOS PARA QUE SE POSSA COMPARTILHAR AS MELHORES ALTERNATIVAS E SUGESTÕES MITIGADORAS.
FICOU TAMBÉM CLARO QUE NÃO SE CONTRAPUNHA CONTRA A INSTALAÇÃO DO EMPREENDIMENTO, MAS A METODOLOGIA E A FALTA DE AMPLA DIVULGAÇÃO E PUBLICIDADE, VISANDO FACILITAR A DISPONIBILIDADE DO PROJETO EM TEMPO HÁBIL PARA AS COMUNIDADES ENVOLVIDAS, NÃO PERMITIU UM AMPLO CONHECIMENTO PARA SE FAZER UM DEBATE MAIS REPRESENTATIVO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS FORTEMENTE ENVOLVIDAS NA INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO FUTURAS, DO ATERRO SANITÁRIO CONSORCIADO DO CARIRI, A SER IMPLANTADO EM CARIRIAÇU.

VEJAMOS APENAS ALGUNS PONTOS QUESTIONÁVEIS QUE O RELATÓRIO  DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA, DO  PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO REGIONAL DO CARIRI - CARIRIAÇU, APRESENTA E QUE MERECE UMA DISCUSSÃO APROFUNDADA E UMA REAVALIAÇÃO PARA MINIMIZAR O IMPACTO.
ESTE TEXTO ABAIXO ESTÁ NAS PÁGINAS 11, 12 E 13:

Área 3: Caririaçu:

"A Área 3 se encontra localizada na zona rural de Caririaçu, na fronteira sudeste deste município com Juazeiro do Norte e é a área definida para a implantação do 
Aterro. Encontra-se localizada na zona rural de Caririaçu, mais especificamente na 
fronteira sudeste deste município com Juazeiro do Norte, a aproximadamente 10 km 
do centro urbano de Caririaçu e 18 km do centro urbano de Juazeiro do Norte, no 
ponto de coordenadas UTM 9.215.778 N e 471.186 E, nas proximidades da localidade de Sítio Riachão. 

A geomorfologia da área em estudo encontra-se na Depressão Sertaneja, 
caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, com relevo 
predominantemente ondulado, cortado por vales estreitos, observando-se, de forma 
isolada na linha do horizonte, elevações residuais, testemunhos dos ciclos intensos 
de erosão que atingiram grande parte dessa região (Figura 1.6). 
Na região do empreendimento, observam-se serras que atingem níveis altimétricos da ordem de 700 a 800 m".  

FFigura 1.6 - Vista da Área 3 localizada no município de Caririaçu, 
                     divisa com Juazeiro do Norte(janeiro/2012)
"O local dispõe de infraestrutura para energia elétrica, porém, exige a requalificação de, aproximadamente, 3 km da estrada carroçável que dá acesso ao terreno da área proposta. O Entorno da área proposta para a implantação do aterro é povoado por poucas famílias e inexistem grandes núcleos residenciais, reduzindo significativamente os impactos ambientais sobre os moradores do local. 


"De acordo com estudos da CPRM (2005) a área apresenta baixa vulnerabilidade natural para a contaminação dos aquíferos da região, devido a pouca permeabilidade e porosidade das rochas presentes". 


"Porém, os principais fatores que limitam a utilização dessa área são:

Esta se encontra dentro da Área de Segurança Aeroportuária - ASA, contudo, pode ter a autorização para a implantação do aterro concedido pelo COMAER após submissão e avaliação do estudo;
A distância entre os recursos hídricos é de menos de 100 metros".


NO ENTANTO, QUANDO SE OBSERVA AS RECOMENDAÇÕES ESTABELECIDAS NA ABN/NBR 8418 HÁ POIS NECESSIDADE DE SE FAZER ALGUNS AJUSTES NO PROJETO EXECUTIVO APRESENTADO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA.


VEJA QUE A DISTÂNCIA DE RECURSOS HÍDRICOS DA ÁREA A SER IMPLANTADO O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ A MENOS DE 100 METROS DOS RECURSOS HÍDRICOS O QUE MERECE UMA ATENÇÃO ESPECIAL CONFORME TABELA ABAIXO:




TABELA DE CRITÉRIOS CONSIDERADO ADEQUADOS PARA 


A ESCOLHA DA ÁREA PARA A INSTALAÇÃO DE UM ATERRO
 SANITÁRIO(ABN/NBR 8418).




OBSERVAÇÃO:

COMO CONTRIBUIÇÃO, A FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE ESTARÁ TAMBÉM DISPONIBILIZANDO NESSE BLOG- http://verdejando no radio.blogspot.com
OU ATRAVÉS DE emails, O VOLUME 2 DO RIMA DO ATERRO SANITÁRIO.
Emails: fsoschaparipe@gmail.com e verdejandonoradio@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda