sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FÓRUM DE ÁREAS DE RISCO TERÁ EXTENSÃO PARA O CRATO

Com a participação de representantes dos órgãos públicos federal, estadual e municipal, bem como estudantes, professores, técnicos e a sociedade civil organizada, o Fórum de Áreas de Risco levantou questões importantes e polêmicas a respeito das responsabilidades das instituições e gestores no cumprimento de suas atribuições pertinentes à problemática do uso e ocupação dos solos urbano e rural.


Na abertura do evento o Coordenador do Fórum o prof. Mauricio Freire fez uma análise crítica e reflexiva sobre as responsabilidades tanto dos gestores como as representações coletivas, políticos e até do homem como ser humano per si
Reproduzimos a seguir um resumo da abertura do Fórum.

RESUMO DA FALA DO COORDENADOR DO FÓRUM


“QUERO CUMPRIMENTAR ESPECIALMENTE AS AUTORIDADES QUE AQUI SE FAZEM PRESENTES DEMONSTRANDO SUAS RESPONSABILIDADES E COMPROMISSO ACIMA DE TUDO COM AS QUESTÕES PÚBLICAS INDEPENDEMENTE DE POSIÇÕES POLITICO-PARTIDÁRIAS.

E AS ÁGUAS TÊM QUE PASSAR...
HÁ ANOS, MUITOS ANOS QUE EXISTEM ESSES CAMINHOS NATURAIS QUE O AMBIENTE SABIAMENTE CRIOU E QUE SÃO POR ONDE CORREM OS RIOS, OS RIACHOS, OS CÓRREGOS E DEMAIS RECURSOS HÍDRICOS, OFERECENDO A TODOS OS SERES VIVOS, UM DOS MAIS VALIOSOS RECURSOS NATURAIS QUE É A ÁGUA, SUBSTÂNCIA ESSENCIAL PARA A VIDA!

MAS, AS ÁGUAS TÊM QUE PASSAR!!
OS SEUS CAMINHOS SÃO OS LEITOS DOS RIOS, RIACHOS, CÓRREGOS, “LEVADAS”, TODOS ESTRUTURADOS COM UMA CALHA E MARGENS QUE SÃO OCUPADAS NATURALMENTE, POR UMA MATA DENOMINADA CILIAR, FORMAÇÃO VEGETAL ESSA, FUNDAMENTAL PARA A SUA  PROTEÇÃO E REDUÇÃO DO ASSOREAMENTO, OU SEJA, DIFICULTA O ALAGAMENTO E AS INUNDAÇÕES.

MAS, AS ÁGUAS TÊM QUE PASSAR!!
E AÍ, DIZ O HOMEM: - O DESENVOLVIMENTO TEM QUE CHEGAR, SEJA COMO FOR, APRESSADAMENTE. O DESENVOLVIMENTO É MAIS IMPORTANTE.
SERÁ QUE TEM MESMO QUE SER ASSIM?! É DESSA FORMA QUE AS COMUNIDADES, DESEJAM? ELAS AS COMUNIDADES, TAMBÉM DECIDIRAM QUE TEM QUE SER ASSIM?
MAS...QUEM É QUE DECIDE POR ELAS? QUEM É QUE GERENCIA NOS MUNICÍPIOS, NAS CIDADES, AS AÇÕES, OS PROJETOS, ENFIM O DESENVOLVIMENTO? AH... E A SEGURANÇA AMBIENTAL?!  E ATÉ A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO?! QUEM ESTÁ DECIDINDO?!

MAS, AS ÁGUAS TÊM QUE PASSAR!!
PERGUNTA-SE ENTÃO? HÁ ALGUM SER ESPECIAL NO NOSSO “PLANETA TERRA” CAPAZ DE SOZINHO OU COM POUCOS RESOLVER E DECIDIR SEMPRE TODAS AS QUESTÕES INERENTES AO DESENVOLVIMENTO QUE, NA MAIORIA DAS VEZES NÃO ESTÁ PRIORITARIAMENTE, ASSOCIADO COM O BEM ESTAR, A SEGURANÇA E OS INTERESSES DA POPULAÇÃO?
MAS, SE EXISTE MESMO ESSE SER ESPECIAL, CREMOS QUE PARECE QUE MUITAS PESSOAS NÃO ESTÃO, MAS ACREDITANDO NELE!! E, ENTÃO, PORQUE VOCÊ CIDADÃO, CONTINUA DEIXANDO ESSA SITUAÇÃO PERSISTIR? SERÁ QUE NÃO ESTAMOS NO MESMO AMBIENTE? OU NÃO FALAMOS MAIS A MESMA LÍNGUA?

ENTÃO, SENHORES, SENHORAS, JUVENTUDE, REFLITAM: AS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS JÁ QUASE CONSTANTES SÃO INERENTES DAS PASSIVIDADES DE MUITOS EM NÃO SE IMPORTAREM COM TÃO GRAVES QUESTÕES  JÁ POR DEMAIS CONHECIDAS. E O PIOR, É QUE SE REPETEM.
SENÃO VEJAMOS:
TRAGÉDIAS ANUNCIADAS PELA MÍDIA HÁ QUASE UM ANO EM BLUMENAU, ESTADO DE SANTA CATARINA E MAIS RECENTEMENTE, NO RIO DE JANEIRO E, LOGO EM SEGUIDA AQUI, NO CARIRI, BEM PRÓXIMO DE NÓS, NOTADAMENTE NO CRATO E MAIS TIMIDAMENTE NO JUAZEIRO JÁ PODERÃO SER AMPLIADAS E OCORREREM  MAIS FORTEMENTE A CADA ANO.

VEJA, OUÇA E GRAVE:
EM ALGUMAS DAS ENTREVISTAS COM AS PESSOAS COMUNS, VÍTIMAS DESSAS INUNDAÇÕES, ELAS PERGUNTAVAM: - MAS AQUI NÃO ERA O LEITO DE UM RIO? MAS, SERÁ QUE NÃO SE SABIA QUE NÃO SE PODE AUTORIZAR A OCUPAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE RISCO? MAS NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ESSE TIPO DE TRAGÉDIA ACONTECE AQUI?  QUEM SÃO MESMOS OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELO O PLANEJAMENTO DAS CIDADES? NÃO HÁ LEIS QUE PROÍBEM OU DISCIPLINAM O DESENVOLVIMENTO? QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO O NÃO CUMPRIMENTO DAS LEIS? E QUEM É QUE FISCALIZA OS GESTORES DAS CIDADES POR NÃO CUMPRIREM AS LEIS?
MAS, DE QUEM É A CULPA MESMO? INDIVIDUAL, COLETIVA...

MAS, AS ÁGUAS TÊM QUE PASSAR!!
AH, JÁ SEI ALGUÉM DISSE QUE É DA NATUREZA!! CHOVEU MUITO EM POUCO TEMPO!! SÃO FENÔMENOS QUE SEMPRE OCORREM NO MUNDO INTEIRO. TEMOS QUE NOS ACOSTUMAR!! CONTUDO, NÃO SERIA MAIS INTELIGENTE E RESPONSÁVEL PREVER ESSES FENÔMENOS!
MAS, AFIRMAM MUITOS CIDADÃOS: - O IMPORTANTE É QUE DEPOIS DAS TRAGÉDIAS ACONTECIDAS O GOVERNO VAI NOS AJUDAR: SEXTA BÁSICA, ABRIGO, ROUPAS, ENFIM, CAMPANHA EM PROL DAS VÍTIMAS. COMISSÃO PRA TUDO. RECURSOS SERÃO LIBERADOS.
MUITO BEM. ACABOU O INVERNO... TUDO JÁ VAI RAPIDAMENTE PASSANDO PARA O ESQUECIMENTO... PARA A MENOR IMPORTÂNCIA... NOVAMENTE!

MAS, ANOS DEPOIS...
AS ÁGUAS TÊM QUE PASSAR!!

É, AÍ SÃO COMUNS AINDA ALGUMAS AFIRMATIVAS: - OS RECURSOS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA AS OBRAS ESTRUTURANTES... OS MUNÍCIPIOS NÃO TÊM CONDIÇÕES...
ENFIM, ESSAS QUESTÕES CONTINUAM NÃO SENDO PRIORIDADES... AS LICENÇAS ESTARÃO SENDO AGORA CRITERIOSAMENTE AVALIADAS?! OS PLANOS DIRETORES ESTÃO SENDO RESPEITADOS?!
ENTÃO, SERÁ QUE NOVAMENTE E, PASSIVAMENTE VAMOS AGUARDAR MAIS UMA VEZ A PRÓXIMA “PEDRA DA BATATEIRA ROLAR”, O RIO SALGADINDO INUNDAR, OUTRAS PEDRAS AINDA “QUIETAS” TAMBÉM ROLAREM AQUI NA BARBALHA!!

MAS, AFINAL, ONDE ESTÃO “AQUELES HOMENS” DAS PROPAGANDAS? AQUELES DE BOA VONTADE E PREOCUPADOS COM A QUALIDADE DE VIDA DO SEU POVO!! AQUELES SERES RACIONAIS, CONSIDERADOS INTELIGENTES E HUMANOS?! ONDE ESTÃO? AQUI? ALI? ALHURES? ONDE ESTÃO?!

AGORA PASSEMOS ENTÃO PARA UM MOMENTO IMAGINÁRIO, SIMBÓLICO. ASSIM... SAIAMOS NESSE MOMENTO DA TERRA E PASSEMOS PARA O CÉU.

IMAGINE... O CRIADOR DO MUNDO, LÁ, NO CÉU, PERPLEXO COM TUDO ISSO, ESPECIALMENTE COM A CRIATURA HOMEM NO QUAL ELE - DEUS, O “SENHOR DO MUNDO” SE FEZ HOMEM PARA NOS SALVAR, DECIDE PREPARAR UMA ALTERNATIVA ESDRÚXULA, CONSTRANGEDORA, POIS, RESOLVE ANUNCIAR NOS “CLASSIFICADOS DO MUNDO”, O SEGUINTE:
PRECISA-SE DE UM NOVO SER VIVO!!
SIM, PRECISA-SE DE UM NOVO SER VIVO DO REINO ANIMAL, MAS UM ANIMAL QUE VERDADEIRAMENTE ENXERGUE QUE OUÇA QUE FALE A MESMA LÍGUA QUE SAIBA VIVER EM GRUPO, QUE RESPEITE O AMBIENTE E O PROTEJA PARA GARANTIR A VIDA DOS SEUS IRMÃOS E DESCENDENTES.
É... MAS EXIGE-SE TAMBÉM QUE NO SEU CURRÍCULO NÃO SÓ TENHA CONHECIMENTOS DE ECONOMIA, NEGÓCIOS INTERNACIONAIS, INFORMÁTICA, TECNOLOGIAS, POLÍTICA, MAS DE APLICAÇÕES DE PRÁTICAS QUE PRIORIZEM OPORTUNIDADES PARA TODOS E PARA TODAS, RESPEITANDO AS DEMAIS DIVERSIDADES DE FORMAS DE VIDA PARA GARANTIR COM CONDIÇÕES SAUDÁVEIS A SEGURANÇA DO AMBIENTE E A SOBREVIVÊNCIA DAQUELES QUE O HABITAM.

NA VERDADE DIZ O SENHOR: - PRECISAMOS QUE ESSE CANDIDATO TENHA CURSADO AS DISCIPLINAS DA SOLIDARIEDADE, DO RESPEITO, DA ÉTICA, MAS QUE TAMBÉM OBRIGATORIAMENTE CONHEÇA PELO MENOS UMA LÍNGUA, A LÍNGUA DO DIÁLOGO.
AH... UMA OBSERVAÇÃO: É SUMARIAMENTE ELIMINADO AQUELE QUE TENHA MESTRADO EM INVERDADES COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM MENTIRAS.
SIM, AS PUBLICAÇÕES, TAMBÉM SÃO IMPORTANTES. MAS SÓ TERÃO VALOR SE ELAS NÃO TIVEREM SIDO PUBLICADAS APENAS NOS PERÍODOS ELEITORAIS.

MAS ATENÇÃO!!
CASO HAJA EMPATE DE CANDIDATOS, O CRITÉRIO DE DESEMPATE SERÁ O DE MAIOR QUALIFICAÇÃO, OU SEJA, QUEM TIVER DOUTORADO, CLASSIFICA-SE. SIM, MAS DOUTORADO EM SENTIMENTO HUMANO, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM HUMANIDADE, HUMANISMO.
O SALÁRIO? AH... O SALÁRIO!!! É... NÃO SABEMOS AINDA SE HÁ MOEDA PARA PAGÁ-LO, MAS CERTAMENTE SERÁ DE QUASE 1 TRILHÃO... UM TRILHÃO, MAS SABE DE QUE?! DE VIDAS, DE HUMANOS QUE ELE TEM QUE PRESERVAR, PROTEGER, RESPEITAR.

MAS... SE NÃO HOUVER CANDIDATOS?! SE NENHUM FOR APROVADO?! O QUE FAZER?! 
É UM DESAFIO TAMBÉM PARA TODOS OS DEUSES... É PENSAM ENTÃO OS DEUSES... PARECE QUE VAMOS TER MESMO QUE REINVENTAR O HOMEM!! COMO JÁ VEM DIZENDO HÁ ALGUM TEMPO O TEÓLOGO LEONARDO BOFF.

ESPERAMOS ENTÃO, QUE ESTE FÓRUM MOTIVE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NÓS NESTE INADIÁVEL DESAFIO DE REINVENTAR UM NOVO HOMEM, CONSTRUINDO COLETIVAMENTE PROPOSTAS QUE PRIORIZE O SER HUMANO, COM O COMPROMISSO DE ELABORARMOS E EXECUTARMOS COMPARTILHADAMENTE, POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO E DA SEGURANÇA AMBIENTAL, GARANTINDO ASSIM UM TIPO DE DESENVOLVIMENTO MAIS JUSTO E EQUILIBRADO, O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, CAPAZ DE PERMITIR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA HOJE E AMANHÃ.”

MUITO OBRIGADO.
BARBALHA, CIDADE DO SOLDADINHO DO ARARIPE, CEARÁ, TERRA DA LUZ,
FEVEREIRO, DIA 25, ANO DE 2011.
ANO DE 2011 – 18 ANOS DA FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE.

MAURICIO TELES FREIRE
Biólogo, Professor Aposentado da UFPI
Presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe
Coordenador do Fórum de Políticas Públicas


Alguns questionamentos foram levantados na discussão da plenária com a mesa redonda como: elaboração de mapas de áreas de risco dos municípios, capacitação dos representantes municipais da defesa civil, planejamento preventivo e alertas  para conhecimento das comunidades, avaliação e diagnóstico das áreas críticas dos municípios, revisão dos Planos Diretores Municipais, integração dos órgãos públicos nas ações preventivas e operacionais, dentre outros.


Dentre as propostas apresentadas para elaborar a "Carta da Barbalha", uma por unanimidade ficou aprovada, a de realizar o mesmo fórum nas cidades do Crato e Missão Velha para implementar as ações e problemáticas que merecem ser discutidas e compartilhadas com a sociedade, no sentido de se produzir um documento para Região Metropolitana do Cariri.



A "Carta de Barbalha" sistematizada pela coordenação executiva do evento será apresentada à sociedade aqui neste blog e no Fórum de Áreas de Risco do Crato que acontecerá ainda neste mês de março.





FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE

18 ANOS - EM 26 DE JULHO DE 2011








Nenhum comentário:

Postar um comentário