sábado, 12 de fevereiro de 2011

PROPOSTA DE PROJETO DE TURISMO RURAL SUSTENTÁVEL PARA ASSENTAMENTO EM BARBALHA, CEARÁ

A Fundação SOS Chapada do Araripe em parceria com a Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Cariri, Sítio Pinheiros e EMATERCE Escritório de Barbalha, realizaram visita técnica ao Assentamento" Fazenda Boa Vista de São Judas Tadeu", localizado do Distrito do Caldas, no município de Barbalha, Ceará.

Visão geral da área do "Assentamento Boa Vista" com 16 famílias.
Com as presenças dos parceiros representados nas pessoas do presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe, prof. Mauricio Freire, do prof. Ricardo Ness, Diretor do Campus da UFC Cariri, do empresário ambientalista do Sítio Pinheiros, Renato Almeida e do Chefe do Escritório da EMATERCE em Barbalha, Antônio Vilário,  ocorreram duas atividades atividades(reunião e visita de campo) para se construir compartilhadamente uma proposta de projeto voltado para o turismo rural sustentável, tema esse inserido no Programa Trilhas do Cariri, da Fundação SOS Chapada do Araripe, lançado no segundo semestre de 2010, na visita da equipe da UNESCO e do Geopark Araripe na sede da Fundação.

Parceiros do Projeto: Fundação SOS, Sítio Pinheiros, UFC Cariri e EMATERCE
Com as participações das lideranças comunitárias do Assentamento e da Associação do Santo Antônio do Caldas, os parceiros e técnicos apresentaram algumas ações e metas prioritárias no sentido de organizar os grupos de assentados, capacitar e desenvolver práticas sustentáveis para se formatar coletivamente os projetos vocacionados para a região do Cariri com base na economia solidária e no desenvolvimento sustentável.

Reunião técnica compartilhada com os assentados e parceiros envolvidos.


Na oportunidade a equipe técnica e assentados acompanhados do presidentes das Associações locais, alí representadas pelos senhores  Cícero Silva e Wanderley Alves fizeram uma visita de campo na área bem como conheceram os produtos fabricados pelos artesãos e mulheres do local.


Atividades de campo: conhecendo os caminhos das possíveis trilhas locais.
Casa de Farinha localizada no Assentamento da Fazenda Boa Vista.
  Produtos alimentícios e artesanais oriundos da palmeira
 "macaúba": bolos, farinha, suco e suportede garrafa pet 
  para para sucos.
     Artefatos   produzidos   basicamente   com   matéria   prima
     proveniente  das  palmeiras de "babaçu" e "macaúba".
Na finalização das atividades do dia, as mulheres assentadas ofereceram uma degustação dos produtos alimentícios regionais oriundos da macaxeira(bolos e tapioca), babaçu (amêndoas) e macaúba(bolos, sucos e farinha) e, na oportunidade, algumas lideranças comunitárias manifestaram-se positivamente para enfrentar a tanto a construção da proposta como a sua execução de forma compartilhada pois, a maneira como está sendo elaborada vem ao encontro dos anseios dos assentados, das potencialidades da região e, principalmente o de oferecer oportunidades locais para que os participantes melhorem a qualidade de vida das comunidades.


Jovens mulheres assentadas resgatando a culinária regional.


 Dona "Munda"  jovem   assentada   preparando  a
"degustação"dos produtos
 regionais.

Finalização da reunião demonstrando entusiasmo dos assentados com a
proposta do projeto ora em construção coletiva com os parceiros.
O Projeto "Turismo Rural Sustentável - Uma Alternativa de Economia Solidária para o município de Barbalha", Ceará, ora em formatação está convocando novos parceiros que tenham interesse em participar como doadores voluntários de recursos ou materiais para que solidariamente possamos viabilizar as ações socioambientais pertinentes a proteção e preservação da Chapada do Araripe.


Maiores Informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços eletrônicos:
e-mail: fsoschaparipe@gmail.com
e-mail: mauricio.telesfreire@gmail.com




Um comentário:

  1. projeto verdejando um ótima proposta de ideias sustentáveis,gostei muito.
    Mas como entrar em contato com os responsáveis do projeto para conhecermos mais tal projeto?

    ResponderExcluir