A Fundação SOS Chapada do Araripe em parceria com a Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Cariri, Sítio Pinheiros e EMATERCE Escritório de Barbalha, realizaram visita técnica ao Assentamento" Fazenda Boa Vista de São Judas Tadeu", localizado do Distrito do Caldas, no município de Barbalha, Ceará.
Visão geral da área do "Assentamento Boa Vista" com 16 famílias. |
Com as presenças dos parceiros representados nas pessoas do presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe, prof. Mauricio Freire, do prof. Ricardo Ness, Diretor do Campus da UFC Cariri, do empresário ambientalista do Sítio Pinheiros, Renato Almeida e do Chefe do Escritório da EMATERCE em Barbalha, Antônio Vilário, ocorreram duas atividades atividades(reunião e visita de campo) para se construir compartilhadamente uma proposta de projeto voltado para o turismo rural sustentável, tema esse inserido no Programa Trilhas do Cariri, da Fundação SOS Chapada do Araripe, lançado no segundo semestre de 2010, na visita da equipe da UNESCO e do Geopark Araripe na sede da Fundação.
Parceiros do Projeto: Fundação SOS, Sítio Pinheiros, UFC Cariri e EMATERCE |
Com as participações das lideranças comunitárias do Assentamento e da Associação do Santo Antônio do Caldas, os parceiros e técnicos apresentaram algumas ações e metas prioritárias no sentido de organizar os grupos de assentados, capacitar e desenvolver práticas sustentáveis para se formatar coletivamente os projetos vocacionados para a região do Cariri com base na economia solidária e no desenvolvimento sustentável.
Reunião técnica compartilhada com os assentados e parceiros envolvidos. |
Na oportunidade a equipe técnica e assentados acompanhados do presidentes das Associações locais, alí representadas pelos senhores Cícero Silva e Wanderley Alves fizeram uma visita de campo na área bem como conheceram os produtos fabricados pelos artesãos e mulheres do local.
Atividades de campo: conhecendo os caminhos das possíveis trilhas locais. |
Casa de Farinha localizada no Assentamento da Fazenda Boa Vista. |
Produtos alimentícios e artesanais oriundos da palmeira "macaúba": bolos, farinha, suco e suportede garrafa pet para para sucos. |
Artefatos produzidos basicamente com matéria prima proveniente das palmeiras de "babaçu" e "macaúba". |
Jovens mulheres assentadas resgatando a culinária regional. |
Dona "Munda" jovem assentada preparando a "degustação"dos produtos regionais. |
Finalização da reunião demonstrando entusiasmo dos assentados com a proposta do projeto ora em construção coletiva com os parceiros. |
Maiores Informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços eletrônicos:
e-mail: fsoschaparipe@gmail.com
e-mail: mauricio.telesfreire@gmail.com
projeto verdejando um ótima proposta de ideias sustentáveis,gostei muito.
ResponderExcluirMas como entrar em contato com os responsáveis do projeto para conhecermos mais tal projeto?