Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA DE PROJETO DE TURISMO RURAL SUSTENTÁVEL PARA ASSENTAMENTO EM BARBALHA, CEARÁ

A Fundação SOS Chapada do Araripe em parceria com a Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Cariri, Sítio Pinheiros e EMATERCE Escritório de Barbalha, realizaram visita técnica ao Assentamento" Fazenda Boa Vista de São Judas Tadeu", localizado do Distrito do Caldas, no município de Barbalha, Ceará.

Visão geral da área do "Assentamento Boa Vista" com 16 famílias.
Com as presenças dos parceiros representados nas pessoas do presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe, prof. Mauricio Freire, do prof. Ricardo Ness, Diretor do Campus da UFC Cariri, do empresário ambientalista do Sítio Pinheiros, Renato Almeida e do Chefe do Escritório da EMATERCE em Barbalha, Antônio Vilário,  ocorreram duas atividades atividades(reunião e visita de campo) para se construir compartilhadamente uma proposta de projeto voltado para o turismo rural sustentável, tema esse inserido no Programa Trilhas do Cariri, da Fundação SOS Chapada do Araripe, lançado no segundo semestre de 2010, na visita da equipe da UNESCO e do Geopark Araripe na sede da Fundação.

Parceiros do Projeto: Fundação SOS, Sítio Pinheiros, UFC Cariri e EMATERCE
Com as participações das lideranças comunitárias do Assentamento e da Associação do Santo Antônio do Caldas, os parceiros e técnicos apresentaram algumas ações e metas prioritárias no sentido de organizar os grupos de assentados, capacitar e desenvolver práticas sustentáveis para se formatar coletivamente os projetos vocacionados para a região do Cariri com base na economia solidária e no desenvolvimento sustentável.

Reunião técnica compartilhada com os assentados e parceiros envolvidos.


Na oportunidade a equipe técnica e assentados acompanhados do presidentes das Associações locais, alí representadas pelos senhores  Cícero Silva e Wanderley Alves fizeram uma visita de campo na área bem como conheceram os produtos fabricados pelos artesãos e mulheres do local.


Atividades de campo: conhecendo os caminhos das possíveis trilhas locais.
Casa de Farinha localizada no Assentamento da Fazenda Boa Vista.
  Produtos alimentícios e artesanais oriundos da palmeira
 "macaúba": bolos, farinha, suco e suportede garrafa pet 
  para para sucos.
     Artefatos   produzidos   basicamente   com   matéria   prima
     proveniente  das  palmeiras de "babaçu" e "macaúba".
Na finalização das atividades do dia, as mulheres assentadas ofereceram uma degustação dos produtos alimentícios regionais oriundos da macaxeira(bolos e tapioca), babaçu (amêndoas) e macaúba(bolos, sucos e farinha) e, na oportunidade, algumas lideranças comunitárias manifestaram-se positivamente para enfrentar a tanto a construção da proposta como a sua execução de forma compartilhada pois, a maneira como está sendo elaborada vem ao encontro dos anseios dos assentados, das potencialidades da região e, principalmente o de oferecer oportunidades locais para que os participantes melhorem a qualidade de vida das comunidades.


Jovens mulheres assentadas resgatando a culinária regional.


 Dona "Munda"  jovem   assentada   preparando  a
"degustação"dos produtos
 regionais.

Finalização da reunião demonstrando entusiasmo dos assentados com a
proposta do projeto ora em construção coletiva com os parceiros.
O Projeto "Turismo Rural Sustentável - Uma Alternativa de Economia Solidária para o município de Barbalha", Ceará, ora em formatação está convocando novos parceiros que tenham interesse em participar como doadores voluntários de recursos ou materiais para que solidariamente possamos viabilizar as ações socioambientais pertinentes a proteção e preservação da Chapada do Araripe.


Maiores Informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços eletrônicos:
e-mail: fsoschaparipe@gmail.com
e-mail: mauricio.telesfreire@gmail.com




Comentários

  1. projeto verdejando um ótima proposta de ideias sustentáveis,gostei muito.
    Mas como entrar em contato com os responsáveis do projeto para conhecermos mais tal projeto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda