Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO E PARCEIROS CONTRIBUEM PARA O TURISMO RURAL SUSTENTÁVEL

Quando a Fundação SOS Chapada do Araripe tornou-se parceira do Geopark Araripe há um ano já apresentava como uma das suas metas previstas no Programa "Trilhas do Cariri" onde, através desse programa que foi apresentado à sociedade em março de 2010 o  Projeto : Trilhas do Sítio Pinheiros - Uma experiência de Turismo Sustentável.

Lançamento do  Programa "Trilhas do Cariri",  na  sede  da  Fundação, Sítio
Pinheiros, área do entorno do Geopark Araripe, Barbalha, Ceará.

Coordenador  do  Geopark  Araripe,  Patrício  Melo  e  o
Presidente da  Fundação,  Mauricio  Freire,  parceiros do
Programa Trilhas do Cariri.
 .
Jesualdo Farias, reitor da UFC e Alencar, Diretor de Desenvolvimento do
Banco do Nordeste - BNB, parceiros também do Programa.

  Gilberto Oliveira,  Diretor Regional da DANSUL Distribuidora de Alimentos
  Nestlé, parceiro da iniciativa privada junto ao Programa Trilhas do Cariri.

O objetivo desse projeto é de incluir as comunidades receptoras locais no que se refere à socialização dos benefícios econômicos e sociais do turismo, especialmente o rural, bem como no que concerne a conservação do acervo patrimonial dessas comunidades e dos recursos naturais e culturais.

Assentamento  Boa  Vista,  uma  comunidade  a  caminho  do  turismo  rural
sustentável, Distrito do Caldas, Barbalha, Ceará.

Já a meta do Programa "Trilhas do Cariri"  ora em andamento é a de buscar a sustentabilidade, integralizando ações, projetos, instituições com todas as dimensões: ambiental, social, cultural e econômica, no sentido de fomentar as práticas de sustentabilidade e incorporar nas comunidades os princípios básicos do desenvolvimento sustentável, no sentido de se contribuir para a construção de uma sociedade ambientalmente mais justa e solidária.


     Espaço  socioambiental  da  Fundação  para   treinamentos  discussões das
     ações, projetos e programas de educação e sustentabilidade ambiental.
Diante dessas ações a Fundação aliou-se desde então com vários parceiros entre eles o Sítio Pinheiros, a Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Cariri, Banco do Nordeste do Brasil, DANSUL Distribuidora de Alimentos Nestlé, Nacional Gás e mais recentemente a EMATERCE, escritório local em Barbalha que também vem desenvolvendo um programa similar coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

Parceiros do Projeto ora em andamento: professores, técnicos e empresário
que  juntos  com  a comunidade  do  assentamento vêm  compartilhando as
ações.

                                         Reunião  dos  parceiros:  Fundação,  UFC Cariri,  Sítio Pinheiros e  Ematerce
                                         Barbalha, no assentamento da Fazenda Boa Vista.


Como resultado dessas ações o primeiro desafio prático na área rural foi proposto ao Assentamento da Fazenda Boa Vista quando em reunião realizada compartilhada com a EMATERCE, UFC Campus Cariri e assentados, a Fundação propôs uma ação prática, ou seja, a comunidade rural do assentamento participar do evento: "Lançamento do Prêmio Ambientalista do Ano - Edição 2011", oferecendo uma merenda regional com a gastronomia regional associada com o uso de produtos e artefatos da terra, da floresta, como forma de contribuir com a proposta de turismo rural ora em construção no estado do Ceará.
Quebrando paradigmas dos tais de coffee break, substituindo o articial pelo
natural. inclusive os implementos utilizados para servir os lanches.

Primeira  participação  dos  assentados  oferecendo a merenda  regional  no
evento de lançamento do Prêmio "Ambientalista do Ano - Edição 2011.

 Foi um desafio que prontamente os parceiros acataram e de imediato de forma coletiva construíram metas e obtiveram resultados que certamente marcaram com sucesso o início de uma nova fase de desenvolvimento local e rural, com efetivamente a incorporação dos princípios básicos da economia solidária, da inclusão social e, consequentemente, da sustentabilidade.

Esta experiência já pode ser considerada uma referência do Estado, Território do Cariri para o Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, com o Projeto do Governo do Estado voltado para o Turismo Rural Sustentável com base Familiar  que ora se encontra em construção compartilhada e que tem a Coordenação da EMATERCE.


    Presença dos assentados oferecendo mais uma vez a merenda regionalizada,
    no  intervalo  do  Encontro Regional  do  Turismo  Rural, realizado   no Sítio
    Pinheiros, no espaço socioambiental da Fundação. 
O Projeto do Governo do Estado do Ceará, Turismo Rural Sustentável com base Familiar, coordenado pela EMATERCE realizou uma das reuniões do Encontro Regional em Barbalha, no Sítio Pinheiros, na sede da Fundação SOS Chapada do Araripe onde com a presença de cerca de 10 municípios, técnicos, Associações Comunitárias, secretários e órgãos municipais, ONGs e a Coordenadora extensionista Fernanda Waquim, apresentaram as potencialidades de seus municípios bem como discutiram uma agenda de trabalho que será cumprida compartilhadamente no sentido de ajustar e consolidar as primeiras etapas do projeto de turismo rural.

Participantes do  encontro  regional de turismo rural  sustentável com base
familiar, no Sítio Pinheiros, sede da Fundação SOS Chapada do Araripe.
Apresentação das ações da Fundação, no encontro regional.

No final das atividades foi feita uma visita ao Assentamento da Fazenda Boa Vista onde foi oferecido a todos participantes e convidados, um almoço típico da gastronomia regional.
Sucos naturais oferecidos em copos de bambu, armazenados naturalmente em potes de barro e, como prato principal uma galinha caipira ora molho pardo e  ora no óleo de babaçu. Como complementos uma "abobrada" (purê de abóbora), paçoca de carne de sol, pequiizada, baião de dois ao leite, feijão verde ao queijo dentre outros.
Para sobremesa foram oferecidos doces como o de gergelim, banana em calda e massa, doce de leite e cocadas variadas.

Chegada dos participantes e convidados, recebidos pelo presidente da
Associação dos Assentados da Fazenda Boa Vista.

Equipe da cozinha e de apoio  do assentamento Boa Vista.
Potes  de sucos naturais  e  copos de bambu utilizados no almoço regional

"Abobrada"(purê de abóbora) e pequizada, dentre outros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda