Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE ATENTA ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS DO CARIRI

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DIRETOR DE BARBALHA

Em Audiência Pública convocada pela Associação Regional de Produtores, Agricultores e Trabalhadores Diversos - ARPARTD para a discussão e a revisão do Plano Diretor do município de Barbalha, a Fundação SOS Chapada do Araripe participou ativamente dessa primeira audiência pública onde no final ficou inserida na comissão que irá coordenar as demais audiências que deverão ocorrer nesse segundo semestre do ano.

Zenildo Nunes, coordenador da I Audiência Pública do Plano Diretor.



Na oportunidade a Fundação questionou a aprovação da Lei Municipal que estabeleceu a liberação da construção de prédios na área urbana da cidade, exceto no centro histórico, sem limite de andares.
Na verdade mais uma vez a sensibilidade ambiental passou longe dos poderes públicos municipal tanto do executivo que propôs o projeto de lei como o legislativo que o aprovou por unanimidade.

Intervenção  do  Presidente  da  Fundação  SOS  Chapada do  Araripe, prof.
Mauricio Freire.



É bom também lembrar que a Lei que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Barbalha - PDDU ainda está em vigor e, no Capítulo I - Da Política Urbana, o artigo 4, incisos IX e XI, apresentam respectivamente como objetivos fundamentais: "preservar, conservar e recuperar as áreas e edificações de valor histórico, paisagístico, cultural e natural"; "disciplinar o uso e a ocupação do solo, compatibilizando-os com o meio ambiente e a infraestrutura disponível".

E mais, no Capítulo III - Do Plano Estratégico de Desenvolvimento, no artigo 7, que define as linhas estratégicas, apresenta no inciso V a seguinte Linha Estratégica 5: " Barbalha deverá ser um município integrado à natureza, equilibrado, física e socialmente;

E por aí vai, mostrando que o PDDU em vigor tem como linha estratégica básica a manutenção das belezas cênicas da Chapada do Araripe características essas que bem identificam o município e, que são as verdadeiras atrações turísticas que fortalecem o turismo ecológico no município.

Visão geral da Chapada do Araripe.
Nascentes das encostas da Chapada do Araripe.

Imagem de fundo do perfil da Chapada do Araripe, até quando!!!

Imaginem agora que daqui a um breve tempo esse cenário poderá está encoberto de um grande número de espigões!! Será que esses equipamentos urbanos se tornarão as novas atrações de Barbalha?!

Imagem da entrada da cidade de Barbalha, hoje...


PARQUE ESTADUAL DO SÍTIO FUNDÃO


No entanto, na cidade do Crato, também município da área Metropolitana do Cariri, o governo do Estado do Ceará criou recentemente mais uma unidade de conservação, o Parque Estadual do Sítio Fundão, resultado de uma frente ambientalista no sentido de conservar, preservar este Sítio, antiga propriedade particular do agricultor Jeferson Alencar, que se mostrou desde muito tempo um típico ecologista da região, protegendo a flora, a fauna e os recursos hídricos.

Há quase 10 anos, no ano de 2002, na primeira edição do Prêmio "Ambientalista do Ano", lançado pela Fundação SOS Chapada do Araripe, foi prestada uma justa e histórica homenagem ao Senhor Jefrésio, como era chamado, com a instituição oficial do Troféu: Jeferson Alencar.

Jeferson Alencar em sua casa de taipa de um andar, no Sítio Fundão, Crato.
Para marcar a semana das florestas e da árvore para região nordestina, no ano de 2011, o  Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, inaugura a primeira etapa do projeto de implantação deste recente parque ecológico instalado no município do Crato, Ceará.
Inauguração da primeira etapa do Parque Estadual do Sítio Fundão, Crato.
Casa de Taipa de um andar, antiga casa do Sr. Jeferson Alencar, restaurada.
Paulo Lustosa (no centro), Presidente do CONPAM e ambientalistas membros
do IBDVAMA.
Presidentes do CONPAM e da Fundação SOS Chapada do Araripe, Paulo
Lustosa e Mauricio Freire, respectivamente.
Manifestação de apoio à implantação do Parque Estadual do Sítio Fundão.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda