Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE ENTREGA AO SECRETÁRIO DAS CIDADES DO ESTADO PROPOSTAS DO FÓRUM DE ÁREAS DE RISCO

Em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri - CONDIRC, realizada na última sexta-feira próxima passada, no auditório do SENAI, em Juazeiro do Norte, Ceará, onde esteve presente o Secretário Estadual das Cidades do Ceará, Camilo Santana, a Fundação SOS Chapada do Araripe que tem assento nesse colegiado, entregou duas propostas oriundas do documento elaborado no Fórum de Áreas de Risco.


At an extraordinary meeting of the Council for Development and Regional IntegrationCariri - CONDIRC, held last Friday evening next, at the auditorium of SENAI inJuazeiro do Norte, Ceará, where he attended the State Secretary of the Cities ofCeará, Camilo Santana SOS the Araripe which sits in collegiate delivered twoproposals from the document prepared at the Forum on Risk Areas.


Mesa Redonda do Fórum de Áreas de Risco, discutindo as propostas da
plenária, auditório da UFC Cariri, Barbalha, Ceará.
A primeira proposta trata da realização de uma "Capacitação de Equipes Municipais em Gerenciamento de Áreas de Risco", da Área Metropolitana do Cariri cearense.


The first proposal is to hold a "Training Team in Municipal Management Risk Areas, "Metropolitan Area Cariri Ceará.


Consequências dos desastres na cidade do Crato, Ceará.
O objetivo do treinamento é capacitar os técnicos da região para a elaboração de um sistema de gerenciamento de áreas de risco associado a desastres ambientais, como os deslizamentos de encostas e inundações.

The training goal is to train technicians in the region to draw up a management systemof areas of risk associated with environmental disasters such as landslides and floods.

Mauricio Freire, presidente da Fundação entregando
as propostas ao Secretário Estadual, Camilo Santana.

Já a segunda proposta é um projeto de elaboração dos Planos Municipais de Redução de Risco – PMRR, a serem realizados nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, inseridos na Região Metropolitana do Cariri, no sul do Ceará.


The second proposal is a project of drafting the Municipal Plans to Reduce Risk MPRR, to be held in the cities of Crato, Juazeiro and Barbalha inserted in theMetropolitan Region of Cariri in southern Ceará.

Os PMRR objetivam a construção de referenciais técnicos e gerenciais, que possibilitem às Prefeituras Municipais implementarem intervenções estruturais e ações não estruturais necessárias ao controle e à redução das situações de riscos atuantes.


The MPRR aim to build technical and managerial frameworks that allow city governments to implement structural and nonstructural actions necessary to control andreduce operating risk situations.

As propostas apresentadas pela Fundação serão executadas em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades e coordenada pela Profa. Dra. Ana Patricia Nunes Bandeira da UFC Cariri, Instituição Federal de Ensino Superior já conveniada com a FSOS Chapada do Araripe.


Proposals submitted by the Foundation will be implemented in partnership with the State of Cities and coordinated by Prof.. Dr. Ana Patricia Nunez Flag Cariri UFC,Federal Institution of Higher Education has contracted with the Araripe FSOS

Profa.  Ana  Patrícia  da   UFC  Cariri,  coordenadora  técnica  dos  Projetos,
prof. Mauricio Freire da Fundação e Camilo Santana, Secretário Estadual das
Cidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda