Pular para o conteúdo principal

FOTÓGRAFO E CINEASTA TIBICO BRASIL VISITA SÍTIO PINHEIROS

A convite do parceiro da Fundação SOS Chapada do Araripe, Renato Almeida empreendedor do Sítio Pinheiros, local da sede da Fundação, o fotógrafo e cineasta, gerente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, em visita aos diversos ambientes do Sítio, externou  com a sua sensibilidade de fotógrafo, em conversa amistosa com os parceiros as suas impressões  encantadoras diante de tanta beleza cênica que permeiam o local, bem como dos projetos e ações dos parceiros, Fundação e Sítio Pinheiros.

Invited by the partner of the Araripe SOS, Renato Almeida entrepreneur Site Pines, site of the headquarters of the Foundation, the photographer and filmmaker, manager of the Management of Culture of the Northeast Bank of Brazil - BNB, in diverse environments tovisit Site She expressed her sensitivity to the photographer, in friendly conversation withyour prints charming partner at such scenic beauty that permeates the place, as well asthe projects and actions of the partners, Foundation and Site Pines.

Tibico Brasil à esquerda, Mauricio Freire da Fundação e Renato Almeida, do
Sítio Pinheiros, no município de Barbalha, Ceará.
Ao final do passeio o visitante Tibico Brasil entre outros assuntos discutiu sobre uma possível participação sua e do BNB na proposta, já em formatação do evento: "Chapada em Canto, Prosa e Verso " que marcará os 18 anos de criação da ONG Fundação SOS Chapada do Araripe.


At the end of the tour the visitor Tibicam Brazil among other issues discussed and theirpossible participation of the BNB in the proposal, already in format of the event: "Singingin Chapada, Prose and Verse," which will mark 18 years of creation of the NGO SOS Chapada Araripe.





O evento ocorrerá em novembro deste ano, quando também na mesma data ocorrerá a entrega dos Troféus de Ambientalistas do ano de 2011 e o lançamento do documentário científico de média metragem: " Educando com o soldadinho-do-araripe", que será dirigido pelo também cineasta e diretor da Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará, Wolney Oliveira, com consultoria do ornitólogo Weber Girão da AQUASIS e produção da Fundação SOS Chapada do Araripe.


The event will take place in November this year when they also occur on the same daydelivery of trophies of 2011 Environmentalists and the launch of the science documentaryfilm medium, "Parenting from the soldier-of-Araripe" which also will be directed byfilmmaker and director of the Yellow House, Federal University of Ceará, Wolney Oliveira,with consultancy Weber ornithologist Girão AQUASIS and the production of the Araripe SOS.

 Weber  Girão, ornitólogo  da  AQUASIS  e  Mauricio  Freire,  biólogo  da
  Fundação SOS Chapada do Araripe.
O documentário também educativo terá o apoio da Secretaria Estadual da Cultura através do Fundo Estadual da Cultura do Estado do Ceará.


The documentary also will have educational support from the State Secretariat of Culturethrough the State Fund of Culture of the State of Ceará.


 Mauricio Freire, Presidente da Fundação SOS e Maninha Morais, Secretaria
 Adjunto da Cultura do Estado do Ceará, quando na entrega do projeto.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda