Pular para o conteúdo principal

PARCEIROS UNIDOS PARA PARTICIPAREM DO PROJETO NACIONAL - LIVRES PARA VOAR

Em visita ao município de Barbalha, a TV Record São Paulo através da comunicadora Sandra Mendes anunciou em reunião realizada no Distrito do Caldas, que lançará no dia 15 de agosto o projeto de caráter nacional " Livres para Voar" que tratará da questão do TRÁFICO DE ANIMAIS tema este que ocupa uma posição preocupante em relação às espécies brasileiras, notadamente as aves.


Visiting the city of Barbalha, TV Record São Paulo through the communicator SandraMendes announced at a meeting held in the district of Caldas, which will launch onAugust 15 the project of national character "Free to Fly" which will address the issue oftrafficking in PETS this topic that occupies a position of concern in relation to the Brazilian species, especially birds.

Visita à sede da Fundação SOS Chapada do Araripe, Sítio Pinheiros, Distrito
do Caldas, município de Barbalha, Ceará.

   Weber Girão, ornitólogo da AQUASIS entregando o vídeo do "soldadinho -
   do-araripe" a representante da Record, Sandra Mendes, ao lado do biólogo
   Mauricio Freire, presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe.
Visita ao Sítio Pinheiros, parceiro Renato Almeida que apoiará também o
Projeto "Livres para Voar".

A Fundação SOS Chapada do Araripe foi contactada no sentido de articular parceiros na região do Cariri cearense para participarem desse tão importante e providencial projeto que contará tanto com a mídia televisiva como a eletrônica e, evidentemente a radiodifusão.


The SOS the Araripe was contacted in order to link partners in the Cariri Ceará toparticipate in this very important and providential design that will both the television media as electronics and, of course broadcasting.

Visitas de campo e diálogos preliminares foram realizados com o acompanhamento da representante do Projeto, Sandra Mendes da Rede Record e já com as participações dos parceiros da Fundação, Weber Girão da AQUASIS, Ricardo Lang Ness/UFC Cariri, Socorro Santos/Ematerce Barbalha, Renato Almeida/Sítio Pinheiros.


Field visits and dialogues were conducted with the preliminary monitoring of the projectrepresentative, Sandra Mendes da Rede Record, and now with the participation ofpartners of the Foundation, the AQUASIS Girão Weber, Ricardo Lang Ness / UFC Cariri, Socorro Santos / Ematerce Barbalha, Renato Almeida / Ranch Pines.


Reunião com os parceiros e comunidade rural para compartilhar as ações do
Projeto" Livres para Voar", Assentamento da Fazenda Boa Vista, Barbalha.
Discussão com a comunidade da proposta do Projeto "Livres para Voar".

O ícone do projeto será o "soldadinho-do-araripe" que terá uma participação fundamental no processo de educação e conscientização ambiental junto às comunidades urbanas e rurais onde as instituições governamentais e ONGs do território do cariri.


The icon design is the "soldier-of-Araripe that will take a key role in the process ofeducation and environmental awareness among the urban and rural communities where government institutions and NGOs from the territory of cariri.

Soldadinho do araripe, ave símbolo do município de Barbalha, Ceará.
Parceiros que darão apoio ao Projeto: Fundação SOS Chapada do Araripe,
Sítio Pinheiros, AQUASIS e UFC Cariri.







Comentários

  1. ola professor sou seu aluno do curso de farmacia e vim lembra-lo do meu caso que nao realizei o trabalho no sitio pinheiros meu nome e cicero figueiredo moura junior

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda