Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO E PARCEIROS PREPARAM REUNIÃO PARA IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO

A Fundação  SOS Chapada do Araripe realizou reunião preparatória para implementar as políticas públicas na região metropolitana do Cariri cearense.
Como a Fundação já vem desenvolvendo o "Programa Trilhas do Cariri" o qual contempla áreas de interesse mútuos dos parceiros e comunidades da região, a EMATERCE através do escritório do município de Barbalha, reuniu-se na sede da ONG, no Sítio Pinheiros para discutir a implantação de políticas públicas que possibilitem uma melhor integralização das instituições e demais atores, visando uma maximização de ações e bem como uma maior agilidade nos processos de organização social.

The SOS the Araripe held a preparatory meeting to implement public policies in the metropolitan area Cariri Ceará.
As the Foundation has been developing the "Program Trails Cariri" which includesareas of mutual interest of partners and communities in the region, through the office ofEMATERCE Barbalha Municipality, met at the headquarters of NGOs, to discuss theSite Pinheiros the implementation of public policies that allow a better payinginstitutions and other stakeholders, aimed at maximizing and actions as well asgreater agility in the processes of social organization.


Reunião técnica:  Socorro  Santos,  extensionista   social;  Mauricio   Freire,
biólogo; Vilário Garcia, chefe escritório EMATERCE; e Ricardo Ness, Diretor
do Campus UFC Cariri.
Na reunião coordenada pela Fundação SOS Chapada do Araripe, através do seu Presidente, Prof. Mauricio Freire, com apoio do ambientalista e Gerente Executivo do Sítio Pinheiros, Renato Almeida, o chefe do Escritório da EMATERCE em Barbalha, Vilário Garcia e a extensionista social, Socorro Santos, apresentaram as  principais questões e diretrizes básicas a serem discutidas e implementadas compartilhadamente com as instituições, associações comunitárias e outras entidades entidades não governamentais.


At the meeting coordinated by the Araripe SOS, through its President, Prof. MauricioFreire, with support from environmentalist and Executive Manager Website Pine,Renato Almeida, the head of the Office of EMATERCE in Barbalha, and social extensionist Vilario Garcia, Socorro Santos, presented the main issues and basic guidelines to be discussed and implemented shared with institutions, community associations and other nongovernmental entities.
Parceiros da Fundação: Renato Almeida, Sítio Pinheiros; Ricardo Ness, UFC
Campus Cariri; Mauricio Freire, Fundação SOS Chapada do Araripe.
A Universidade Federal do Ceará - UFC, já parceira da Fundação, esteve também ´presente na pessoa do Prof. Ricardo Lang Ness, Diretor do Campus Cariri, que colocou esta IFES a inteiro dispor desse projeto, enfatizando que apesar dessa Universidade estar a pouco tempo no Cariri, já conta  com um corpo docente bastante qualificado bem como uma estrutura logística e laboratorial capaz de contribuir fortemente com a efetivação das políticas públicas na região.
Ao final da reunião alguns encaminhamentos foram definidos e uma agenda com uma pauta inicial foi consolidada.


The Federal University of Ceará - UFC, the Foundation's partner, was also 'present in the person of Professor. Ricardo Ness, Director of Campus Cariri who put this wholeIFES to have this project, emphasizing that despite this being the University recently in Cariri, already has a well qualified faculty and a laboratory logistics and able tocontribute strongly to the realization of public policies in the region.
At the end of the meeting some referrals were defined and a schedule with an initialstaff was consolidated.


Sede da Fundação SOS Chapada do Araripe, Sítio Pinheiros, Barbalha, CE.
Na data de 2 de fevereiro do ano em curso, na sede da Fundação ocorrerá a primeira reunião - "Rodas de Conversa" para implementar Políticas Públicas nas comunidades
Nesse momento inicial, a discussão será com representantes do Assentamento "Boa Vista", EMATERCE, UFC Cariri, Fundação SOS e Sítio Pinheiros.


On the date of February 2nd of this year, at the headquarters of the Foundation will take place the first meeting - "Wheels of Conversation"to implement public policies in communities.
At this time, the discussion will be representatives of the Settlement "Boa Vista",EMATERCE, UFC Cariri SOS site and Pines.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda