quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FUNDAÇÃO SOS CHAPADA DO ARARIPE RECEBERÁ VISITA TÉCNICA DE CONSULTORA NA ÁREA DE MUSEOLOGIA

Fazendo parte do Programa: "Trilhas do Cariri", a Fundação SOS Chapada do Araripe está formatando o Projeto: Museu de História Natural da Chapada do Araripe, em parceria com instituições públicas federal e estadual, agentes de desenvolvimento e empresas privadas.
O museu será localizado em área da sede da Fundação, no Sítio Pinheiros, Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará.


O objetivo principal do projeto é produzir coleções da fauna e flora de espécies que ocorrem atualmente na região do cariri cearense, que certamente contribuirão para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e educação, especialmente a ambiental.




Para assessorar a elaboração do Projeto do Museu, a Fundação estará recebendo a visita da Profa. Silvia Regina que fará parte do corpo técnico que executará o projeto.


A Profa. Silvia Regina é graduada em Educação Artística com habilitação em artes plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem atuado na área de preservação do patrimônio cultural material e imaterial ao longo de 23 anos nos Estados de Pernambuco, Minas Gerais e Paraíba.

Foi Diretora Executiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba -IPHAEP no período de 2005 a 2008, quando elaborou e implantou uma Política para Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial, em parceria com vários segmentos da sociedade. Neste período iniciou uma política específica e inédita para os museus paraibanos e representou a Paraíba na elaboração do Plano Nacional de Museus junto ao DEMU/IPHAN/MINC. 

No âmbito internacional, quando na direção do IPHAEP desenvolveu um programa de intercâmbio técnico-científico com o Governo da Espanha para atuação nas áreas de revitalização e requalificação de centros históricos, de gestão museográfica e cultural.
Foi bolsista do Governo Espanhol com formação em conservação preventiva, tendo sido selecionada em 2008 e garantido a vaga da Ibero - América para o Brasil, como também , um disputado Curso do Comite Internacional de Museus para desenvolvimento de Plano de Emergência e Segurança em Museus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário