Pular para o conteúdo principal

INSENSIBILIDADE AMBIENTAL ATÉ QUANDO?

Já estamos há pouco mais de 120 dias do ritual do “Corte do Pau da Bandeira, em uma área de proteção ambiental a APA do Araripe, município de Barbalha, Ceará.
Os chamados "carregadores do pau", comandados pelo o Capitão do Pau, escolhem geralmente na Floresta do Araripe – FLONA ou na Área de Proteção Ambiental – APA Araripe, a espécie botânica madeireira que vão “sacrificar”.


We are now just over 120 days of the ritual of "Court of Pau da Bandeira, in an area of environmental protection APA Araripe, Barbalha Municipality, Ceará.
The so-called "boots stick ", commanded by Captain Pau, usually choose AraripeForest - National Forest or the Environmental Protection Area - APA Araripe, the botanical species timber that will "sacrifice"



Este tronco servirá de mastro para a grande festa do "Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha". Pois bem, a grande questão ambiental é a não existência de nenhuma atitude efetiva e contínua do poder público municipal, no sentido de garantir a sustentabilidade do corte do "Pau da Bandeira".


This log will serve as a mast for the great feast of the "Pau da Bandeira Santo AntonioBarbalha. Well, the big environmental issue is the lack of any effective and continuousattitude of municipal government, in ensuring the sustainability of the court of Pau da Bandeira. "

Quase 150 pessoas para o corte do pau na floresta!!
Onde estão as mudas de "podói" que deveriam ser plantadas?!

Amanhã teremos uma madeira nobre para cortar?
Qual foi o destino do "Pau da Bandeira" depois da festa?!

A Fundação SOS Chapada do Araripe como uma forma de se fazer uma discussão reflexiva e compartilhada com a sociedade, nessa última festa de junho do ano de 2010, a ONG realizou previamente, o primeiro evento para discutir essa questão ambiental, ou seja, o "1o. Seminário de Sustentabilidade do Pau da Bandeira", no auditório da Faculdade de Medicina de Barbalha - UFC Cariri.


The SOS the Araripe as a way to make a reflective discussion and shared with societyat that party last June of 2010, the NGO held previously, the first event to discuss theenvironmental issue, ie "1. Seminar on Sustainability of the Pau da Bandeira "in the auditorium of the Faculty of Medicine Barbalha - UFC Cariri

Abertura do "1o. Seminário de Sustentabilidade do Pau da Bandeira"
Naquele ano, o Ministério Público Federal protocolou junto à Prefeitura Municipal um TAC - Termo de Ajuste de Conduta, assinado pelo Procurador da República, o Prefeito Municipal de Barbalha e o Chefe do ICMBio – APA/FLONA para garantir a sustentabilidade desse ritual.


That year, federal prosecutors filed with the City a TAC - Terms of Adjustment ofConduct, signed by the Attorney, the Mayor and the Chief of Barbalha ICMBio - APA /National Forest to ensure the sustainability of this ritual.

Infelizmente até hoje, mês de janeiro de 2011, as principais ações acordadas no TAC como por exemplo, a implantação de um horto municipal e a reposição das espécies utilizadas não foram cumpridas.

Unfortunately today, the month of January 2011, the key actions agreed in the TAC for example, the deployment of a municipal garden and replacement of the species usedwere not met.

Já se aproxima a Festa de 2011 e, a insensibilidade do poder público municipal aliada com a falta de compromisso com a preservação das áreas da FLONA e da APA Araripe inseridas em Barbalha poderão se repetir em mais uma  irresponsabilidade ambiental. PERGUNTA-SE: Esse comportamento é, em nome de quem? Cremos que da população é que não é.


Already approaching the Feast of 2011, and the insensitivity of municipal governmenttogether with the lack of commitment to the preservation of areas of the National Forest and the EPA entered into Araripe Barbalha may be repeated in a moreenvironmentally irresponsible. Ask yourself: This behavior is, in whose name? We believe that the population does not.

Para alertar a população e os órgãos responsáveis, a Fundação SOS Chapada do Araripe já vem previamente mobilizando ações e, convocando então, desde já, os ambientalistas de Barbalha, do Território do Cariri, do Ceará enfim, de todo o Brasil e do mundo verde para que juntos possamos impedir a repetição desta atitude injustificável, até porque hoje o planeta todo está em busca da sustentabilidade ambiental.


To alert the public and responsible agencies, SOS the Araripe is pre mobilizingactions, and then calling the outset, environmentalists Barbalha, Land Cariri, Ceará, in short, all over Brazil and the world green so that we can prevent the repetition of thisunjustifiable action, because now the whole planet is in pursuit of environmental sustainability.

SIM para a Festa tradicional, mas NÃO para a forma e atitude atual do ritual obscuro do "corte do pau da bandeira".


YES to the traditional party, but NOT to the shape and attitude of the current dark ritualof "cutting the flag stick. "

A sociedade barbalhense merece também a garantia da sustentabilidade da “Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha”.


The society also deserves barbalhense ensuring the sustainability of the "Festa do Pau da Bandeira Santo Antonio Barbalha.

Aos que desejarem se manifestar enviem e-mails e comentários para o blog da Fundação. http://verdejandonoradio.blogspot.com, e-mails: verdejandonoradio@gmail.com
Those who wish to express to send e-mails and comments to the blog of the Foundation. http://verdejandonoradio.blogspot.com, e-mail:verdejandonoradio@gmail.com
and fsoschaparipe@gmail.com


ANO DE 2011

18 ANOS DA FUNDAÇÃO 
SOS CHAPADA DO ARARIPE
“Educação e Sustentabilidade Ambiental"


YEAR 2011
18 YEARS OF THE FOUNDATION SOS CHAPADA ARARIPE
"Education and Environmental Sustainability"

Comentários

  1. Bom Dia!

    O que realemnte está faltando é um política voltada para a questão da preservação dessas espécies nativas que estão cada mais susceptíveis à exploração e são retiradas sem a preocupação de manter sua contínua demanda.Assim seria necessário a empregabilidade da sustentabilidade isso poderia minimizar os impactos deixados com a retirada dessas espécies.

    ResponderExcluir
  2. Vall,políticas ate que se tem,leis tem de um monte,o que tá faltando de verdade é todos nos cobrarmos,termos atitude e conciencia.O maior defeito de nos seres humanos é só pensar em "meio ambiente" "sustentabilidade" e "harmonia entre o homem e a natureza" quando acontece grandes catastrofes como aconteceu no crato,aí agente lembra dele,aí agente começa a não joga mais papel na rua e a fazer pequenas ações muito importantes,mas o que acontece depois?...Tudo volta como era antes e aí é preciso uma nova revolta da natureza pra lembrarmos que ela merece todo o nosso respeito.O que acontece em barbalha é que a maior parte das pessoas no período da festa de santo antonio estão mais preocupadas com quais atrações vão vir a festa.Eu lembro de um episódio em que o IBAMA apreendeu a arvore,um jatobá típico de nossa flona e a população se revoltou,não tavam nem aí se aquela arvore tinha demorado alguns cem anos para ficar com aquele porte e duas toneladas de peso,então se é de responsabilidade do poder público é nossa também.Sou totalmente afavor das festas típicas acho que o nosso país tinha até que conserva-las muito mais,precisamos a cada dia lebrarmos da nossa cultura,da nossa arte,mas com responsabilidade,com sustentabilidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda