Pular para o conteúdo principal

VERDEJANDO AMPLIA A SUA MÍDIA NO CARIRI CEARENSE

A Fundação SOS Chapada do Araripe cumprindo a sua missão que é a de educação e sustentabilidade ambiental, também estar presente na radiodifusão do Cariri cearense. 
Todas as sextas-feiras, no Jornal da Progresso, veiculado na Rádio Progresso de Juazeiro do Norte, no horário de 12:20 h às 12:25 h, acontece nesses cinco minutos, um momento de discussão e reflexão de questões ambientais relacionadas, principalmente, com o Território do Cariri. É o "Momento Verde" agora na capital da fé da região cearense.



O programa conduzido pelo radialista Tarso Araújo tem a participação especial do biólogo Mauricio Freire que, nesses cinco minutos semanais aborda os principais temas ambientais que chamaram atenção da mídia da região metropolitana do cariri.



Somada já com a veiculação do "Verdejando" na mídia impressa, do jornal regional mensal "Contraponto", em uma coluna específica para tal, a Fundação SOS Chapada do Araripe espera contribuir mais fortemente para o processo de conscientização e educação ambiental, no sentido de incorporar em todos os atores e setores o desenvolvimento sustentável.
Aqui nesse blog estaremos apresentando semanalmente uma síntese do que foi comentado no "Momento Verde" veiculado no rádio.
Para atualizar os internautas, segue abaixo a edição No. 01 do "Momento Verde".

COMENTÁRIOS DOS TEMAS AMBIENTAIS DA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO ANO de 2010

  - BALANÇO DAS AÇÕES DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS QUE TRATAM DAS QUESTÕES DE MEIO AMBIENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI;
  - A IMPORTÂNCIA E O PAPEL DOS COLEGIADOS DIANTE DAS QUESTÕES DOS RECURSOS HÍDRICOS, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (COMDEMA, CONDIRC, COMITÊS DE BACIAS, CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO).
 “EM RELAÇÃO AO BALANÇO AMBIENTAL DO ANO DE 2010 PODEMOS ENUMERAR POUCAS AÇÕES EFETIVAS DIANTE DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE HÁ MUITO VÊM SE AGRAVANDO AQUI NA REGIÃO:
- POLUIÇÃO DO RIO SALGADO/SALGADINHO :
·        AUSÊNCIA DE UM PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO SALGADINHO; (SANEAMENTO, OCUPAÇÃO URBANA INDEVIDA E DESORDENADA);
·         FALTA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA ESSA QUESTÃO;
·         TEMA NÃO PRIORIZADO NOS COLEGIADOS ESPECÍFICOS TAIS COMO: COMITÊ DE BACIA DO RIO SALGADO E NO  CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO DO CARIRI (CONDIRC);
;·         FALTA DE MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE NO SENTIDO DE TOMAR CONHECIMENTO DOS ALTOS ÍNDICES DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS DESSE RECURSO HÍDRICO (COLIFORMES FECAIS E METAIS PESADOS);
·         EDUCAÇÃO AMBIENTAL MUITO INCIPIENTE, DESCONTEXTUALIZADA, DIFUSA E PONTUAL (NÃO TRANSVERSAL FALTA DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE PARA OS EDUCADORES, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA). RECURSOS FINANCEIROS HÁ O QUE FALTA SÃO OS PROJETOS!!!
·         NECESSIDADE DE UMA ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA BOA PARTE DOS GESTORES, CONSELHEIROS E SOCIEDADE CIVIL;
·       TOMADA DE ATITUDES DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS NA ESTRUTURAÇÃO E CAPACITAÇÃO DO PESSOAL (LICENCIAMENTO AMBIENTAL, POR EXEMPLO!!).

- O QUE TEMOS DE POSITIVO, DE CONCRETO E DE AÇÃO DIANTE DA QUESTÃO DO RIO SALGADO É O PROJETO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), COORDENADO PELO PROF. ROBERTO SABIÁ, QUE JÁ VEM PRODUZINDO RESULTADOS E APRESENTANDO UMA PROPOSTA DISCUTIDA COM A SOCIEDADE PARA FAZER O ENQUADRAMENTO DAS ÁGUAS DO RIO.

- PAPEL DOS COLEGIADOS DIANTE DAS QUESTÕES DOS RECURSOS HÍDRICOS, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (OS CHAMADOS COMDEMA, CONDIRC, COMITÊS DE BACIAS, CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, ETC):
- PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO CADA COLEGIADO DESSES QUE TEM REPRESENTANTES ELEITOS TANTO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS COMO DE EMPRESAS E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, FUNCIONA COMO SE FOSSE UM PARLAMENTO, OU SEJA, TEM UMA ENORME RESPONSABILIDADE PÚBLICA E TEM A OBRIGAÇÃO DE PROPOR AÇÕES EFETIVAS DE INTERESSE DO BEM COMUM DA SOCIEDADE E DO BEM ESTAR E QUALIDADE AMBIENTAL.
TÊM OS MEMBROS-CONSELHEIROS A OBRIGAÇÃO DE PELO MENOS CONHECER OS FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TEMAS QUE TRATAM O CONSELHO QUE ELES REPRESENTAM!! EXEMPLOS: RECURSOS FINANCEIROS ESPECÍFICOS: FUNDEMA, ICMS ECOLÓGICO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ECOLOGICAMENTE CORRETO, ETC.”
- para concluir o momento verde dessE ANO DE 2010, reflitamos:

“O HOMEM JÁ APRENDEU A VOAR COMO OS PÁSSAROS, A NADAR COMO OS PEIXES, MAIS AINDA NÃO APRENDEU A CONVIVER RESPEITOSAMENTE COM A NATUREZA.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda