A Fundação SOS Chapada do Araripe cumprindo a sua missão que é a de educação e sustentabilidade ambiental, também estar presente na radiodifusão do Cariri cearense.
Todas as sextas-feiras, no Jornal da Progresso, veiculado na Rádio Progresso de Juazeiro do Norte, no horário de 12:20 h às 12:25 h, acontece nesses cinco minutos, um momento de discussão e reflexão de questões ambientais relacionadas, principalmente, com o Território do Cariri. É o "Momento Verde" agora na capital da fé da região cearense.
O programa conduzido pelo radialista Tarso Araújo tem a participação especial do biólogo Mauricio Freire que, nesses cinco minutos semanais aborda os principais temas ambientais que chamaram atenção da mídia da região metropolitana do cariri.
Somada já com a veiculação do "Verdejando" na mídia impressa, do jornal regional mensal "Contraponto", em uma coluna específica para tal, a Fundação SOS Chapada do Araripe espera contribuir mais fortemente para o processo de conscientização e educação ambiental, no sentido de incorporar em todos os atores e setores o desenvolvimento sustentável.
Aqui nesse blog estaremos apresentando semanalmente uma síntese do que foi comentado no "Momento Verde" veiculado no rádio.
Para atualizar os internautas, segue abaixo a edição No. 01 do "Momento Verde".
COMENTÁRIOS DOS TEMAS AMBIENTAIS DA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO ANO de 2010
- A IMPORTÂNCIA E O PAPEL DOS COLEGIADOS DIANTE DAS QUESTÕES DOS RECURSOS HÍDRICOS, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (COMDEMA, CONDIRC, COMITÊS DE BACIAS, CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO).
- POLUIÇÃO DO RIO SALGADO/SALGADINHO :
· AUSÊNCIA DE UM PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO SALGADINHO; (SANEAMENTO, OCUPAÇÃO URBANA INDEVIDA E DESORDENADA);
· FALTA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA ESSA QUESTÃO;
· TEMA NÃO PRIORIZADO NOS COLEGIADOS ESPECÍFICOS TAIS COMO: COMITÊ DE BACIA DO RIO SALGADO E NO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO DO CARIRI (CONDIRC);
;· FALTA DE MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE NO SENTIDO DE TOMAR CONHECIMENTO DOS ALTOS ÍNDICES DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS DESSE RECURSO HÍDRICO (COLIFORMES FECAIS E METAIS PESADOS);
· EDUCAÇÃO AMBIENTAL MUITO INCIPIENTE, DESCONTEXTUALIZADA, DIFUSA E PONTUAL (NÃO TRANSVERSAL FALTA DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE PARA OS EDUCADORES, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA). RECURSOS FINANCEIROS HÁ O QUE FALTA SÃO OS PROJETOS!!!
· NECESSIDADE DE UMA ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA BOA PARTE DOS GESTORES, CONSELHEIROS E SOCIEDADE CIVIL;
· TOMADA DE ATITUDES DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS NA ESTRUTURAÇÃO E CAPACITAÇÃO DO PESSOAL (LICENCIAMENTO AMBIENTAL, POR EXEMPLO!!).
- O QUE TEMOS DE POSITIVO, DE CONCRETO E DE AÇÃO DIANTE DA QUESTÃO DO RIO SALGADO É O PROJETO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), COORDENADO PELO PROF. ROBERTO SABIÁ, QUE JÁ VEM PRODUZINDO RESULTADOS E APRESENTANDO UMA PROPOSTA DISCUTIDA COM A SOCIEDADE PARA FAZER O ENQUADRAMENTO DAS ÁGUAS DO RIO.
- PAPEL DOS COLEGIADOS DIANTE DAS QUESTÕES DOS RECURSOS HÍDRICOS, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (OS CHAMADOS COMDEMA, CONDIRC, COMITÊS DE BACIAS, CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, ETC):
- PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO CADA COLEGIADO DESSES QUE TEM REPRESENTANTES ELEITOS TANTO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS COMO DE EMPRESAS E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, FUNCIONA COMO SE FOSSE UM PARLAMENTO, OU SEJA, TEM UMA ENORME RESPONSABILIDADE PÚBLICA E TEM A OBRIGAÇÃO DE PROPOR AÇÕES EFETIVAS DE INTERESSE DO BEM COMUM DA SOCIEDADE E DO BEM ESTAR E QUALIDADE AMBIENTAL.
TÊM OS MEMBROS-CONSELHEIROS A OBRIGAÇÃO DE PELO MENOS CONHECER OS FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TEMAS QUE TRATAM O CONSELHO QUE ELES REPRESENTAM!! EXEMPLOS: RECURSOS FINANCEIROS ESPECÍFICOS: FUNDEMA, ICMS ECOLÓGICO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ECOLOGICAMENTE CORRETO, ETC.”
- para concluir o momento verde dessE ANO DE 2010, reflitamos:
“O HOMEM JÁ APRENDEU A VOAR COMO OS PÁSSAROS, A NADAR COMO OS PEIXES, MAIS AINDA NÃO APRENDEU A CONVIVER RESPEITOSAMENTE COM A NATUREZA.”
Comentários
Postar um comentário