Pular para o conteúdo principal

INICIADO O TREINAMENTO DAS ESTAGIÁRIAS DO PROJETO PIONEIRO "MATA CILIAR"

Com duração de 20 horas iniciou o treinamento das oito estagiárias do Projeto: Recuperação da Mata Ciliar das levadas das nascentes do município de Barbalha - trecho 1, Sítio Pinheiros.
Na abertura das atividades, o coordenador Prof. Mauricio Freire fez uma síntese dos objetivos e metas do projeto pioneiro para região.

With a duration of 20 hours has begun training the eight stages of the project:Restoration of Riparian Vegetation of the sources of the municipality taken Barbalha -excerpt 1, Sítio Pines.
At the opening activities, the coordinator Prof. Mauricio Freire made a summary ofobjectives and goals of the pioneering project for the region.

Abertura do treinamento das estagiárias do Projeto Mata Ciliar, na sede da
Fundação SOS Chapada do Araripe, Sítio Pinheiros, Caldas, Barbalha, CE.
Nesta primeira fase, os parceiros e apoiadores são respectivamente: Sítio Pinheiros e Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Cariri; DANSUL Distribuidora de Alimentos Nestlé e FLAMAX Soluções Ambientais. Na fase 2, o projeto já poderá contar com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil - BNB.
Ainda na abertura, o coordenador informou que novos apoiadores poderão ainda se somar a esse projeto tão importante para garantir a sustentabilidade das águas das nascentes da região.


In this first phase, the partners and supporters are respectively: Ranch Pines andFederal University of Ceará - UFC Campus Cariri; DANSUL Distribuidora deAlimentos FLAMAX Nestle and Environmental Solutions. In phase two, the project may already have the support of the Northeast Bank of Brazil - BNB.
Still in the opening, the coordinator reported that new supporters may still be added tothis project so important to ensure sustainability of water from the springs of the region.



As pessoas e entidades interessadas poderão entrar em contato com a Fundação SOS Chapada do Araripe pelos seguintes endereços eletrônicos: mauricio.telesfreire@gmail.com; verdejandonoradio@gmail.com; fsoschaparipe@gmail.com ou pelo telefone:0xx.88.9274.1979.


The persons and entities interested may contact the SOS the Araripe the following addresses: mauricio.telesfreire @ gmail.com; verdejandonoradio@gmail.com;fsoschaparipe@gmail.com or by phone: 0xx.88.9274.1979.


Na programação do treinamento, ocorreu a participação do biólogo estudioso do soldadinho do araripe e mestre em ornitologia, Weber Silva da ONG Aquasis, o qual proferiu palestra sobre a importância da preservação das matas úmidas e ciliares como forma  de proteger esse pássaro e, consequentemente, as nascentes da Chapada do Araripe.


In the training program, was the participation of the biologist scholar of "Araripe soldierand" master of ornithology, the NGO Aquasis Silva Weber, who lectured on the importance of preserving wetlands and riparian forests as a way to protect this bird,consequently, the sources of the Araripe.

Apresentação da palestra do biólogo pesquisador Weber Silva.
Na segunda parte do treinamento, as estagiárias visitaram os trechos das "levadas" onde será desenvolvido o projeto piloto, onde conheceram algumas espécies botânicas da mata ciliar bem como mudas que serão utilizadas na recuperação da mata ciliar em estudo.


In the second part of the training, the trainees visited the sites of "taken" where the pilot project will be developed, where they met some of riparian plant species andseedlings that will be used in the recovery of riparian vegetation in the study.

Visita  de  campo  na  área  do  Projeto,  Sítio  Pinheiros,  Distrito do Caldas,
Barbalha, Ceará.
Visita à área de implantação do viveiro de plantas do projeto, em parceria
com o Sítio Pinheiros, UFC Cariri, BNB e Flamax Soluções Ambientais.



Mudas produzidas com suporte de bambu para
evitar o uso de sacos plásticos.
Trecho da "levada" no Sítio Pinheiros em estudo pelo Projeto.

Pesquisador, professor, técnico, parceiro, estagiários e visitantes do projeto.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIMBONDOS - IMPORTANTES TAMBÉM PARA OS ECOSSISTEMAS

O nome "marimbondo" origina-se do termo quimbundo que é uma palavra da língua africana falada no noroeste de Angola , que significa "vespas". "Marimbondo" ou "maribondo" é um nome comum que varia de acordo com a região. N ormalmente eles surgem na primavera/verão e depois desapareçam; possuem um hormônio responsável pela atração entre os indivíduos e é comum que, no ano seguinte, tornem a fazer ninhos no mesmo local, mesmo com a destruição do original. Registro  desse  tipo  de  "casa  de  maribondo", no  Sítio  Pinheiros,  Distrito do  Caldas,  em Barbalha, Ceará. As espécies pertencem ao gênero Polistes (Vespidae, Polistinae) e, a  mais comum é a  Polistes versicolor , que é amplamente  distribuída  na América do Sul. Nessa espécie os exemplares são bastante escuros (ou seja, faltam a maioria das marcas amarelas do  abdômen ). Os marimbondos fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagarta

"CANELEIRO" - UMA ÁRVORE - SÍMBOLO COM POTENCIAL MEDICINAL

U m trabalho de pesquisa desenvolvido pela EMBRAPA e orientado pelo  Fábio M. Diniz, PhD  Pesquisador em Genética Molecular,  com o "Caneleiro" utilizando informações oriundas de um sequenciamento genético da espécie  Cenostigma macrophyllum  Tul., o s resultados reforçam a existência da variedade acuminata, descrita em 1983.   Desde o ano de 1993 quando foram iniciados os estudos botânicos preliminares sobre as espécies de "Caneleiro", planta que pertence à Família das Leguminosas e do Gênero Cenostigma Tul. as informações obtidas no campo tanto nas áreas da biologia da planta como na etnobotânica e de fitoterapia nos chamaram atenção, até porque para o Piauí, observamos depois de quase 3 anos de pesquisa taxonômica, que a espécie Cenostigma macrophyllum Tul.(caneleiro ou canela de veado), apresentava uma variedade que era endêmica do município de Teresina, capital do estado do Piauí(Teles Freire, F.M. na Dissertação de Mestrado: "Revisão Taxonômica do Gêner

PROJETO PIONEIRO DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DAS "LEVADAS DAS NASCENTES DE BARBALHA INICIOU A PRODUÇÃO DE MUDAS

Já com o primeiro lote de coletas de sementes das espécies da mata ciliar dos córregos que atravessam o Sítio Pinheiros, foi iniciada a etapa de produção de mudas de plantas herbáceas e arbustivas que ocorrem nas margens das "levadas" nas áreas do entorno do Geossítio "Riacho do Meio, do complexo do Geopark Araripe, no Distrito do Caldas, município de Barbalha, Ceará. "Taquari" planta herbácea em frutificação cujas sementes foram  coletadas para produção de mudas a serem utilizadas no projeto.     Espigas de sementes maduras de "pimenta de mico", arbusto frequente nas margens das levadas. Primeira semeadura de sementes de "pimenta de mico", variedade lisa. O projeto pioneiro na região em recuperação de mata ciliar de "levadas" das nascentes tem a coordenação da Fundação SOS Chapada do Araripe e, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri e o apoio da FLAMAX Soluções Ambientais.  Numa segunda