Embora tenha começado a ocorrer no final de dezembro do ano próximo passado, as chuvas leves que continuaram a acontecer nas matas da Chapada do Araripe cearense, mais precisamente no Sítio Pinheiros e seus arredores, sede da Fundação SOS Chapada do Araripe, já mudaram rapidamente o cenário da floresta.
Em uma caminhada nas Trilhas do Pensador e do Soldadinho-do-Araripe, observamos a manifestação efusiva e deslumbrante tanto das espécies vegetais nativas com a floração em diversos tons e estruturas florais, como a presença de animais de todas as diversidades, como que celebrando a entrada da estação das chuvas e, simbolicamente a celebração de um novo ano, um novo ciclo da natureza na floresta.
São as "levadas ou córregos" das nascentes que se embelezam em suas margens notadamente com ervas e arbustos apresentando uma diversidade de formas de folhas e, que já nessa primeira estação desabrocham suas flores coloridas e nectaríferas atraindo insetos e pássaros.
São os frutos das árvores que amadurecem e exalam odores nativos atraindo pequenos animais como os soins, que ao comerem os frutos ainda nos ramos, resíduos caem para alimentar répteis, formigas e outros, mostrando assim a dinâmica da natureza em sua rede alimentar, reciclando a matéria para garantir o equilíbrio ambiental, circunstância essa fundamental para manter a sustentabilidade da vida do Planeta.
Feliz Ano Novo é garantir a manifestação natural dos ambientes em que vive o homem, fazendo efetivamente a mudança de comportamento diante de tão importante "máquina da vida".
Comentários
Postar um comentário